Por karilayn.areias

Rio - Um problema no sistema de sinalização da SuperVia, no pátio da Central do Brasil, deixou os intervalos de todos os ramais da malha ferroviária que a concessionária administra irregulares na manhã desta segunda-feira.

Desde às 8h45, os trens precisaram aguardar liberação para circular, o que fez com que os passageiros sofressem ainda mais, com esperas de até 50 minutos, conforme relataram alguns seguidores de O DIA 24 Horas no Twitter (@odia24horas).

Passageira exibe comprovante de atrasos nas viagens da SuperViaEstefan Radovicz / Agência O Dia

"SuperVia mais uma vez prejudica a vida dos usuários. Mais de 50 minutos entre Quintino e Engenho de Dentro. Ainda parado", disse Renato Oliveira (@renatolongboard). Álvaro Freitas (alvarofreitas5) falou que o "trem da #Supervia parado a mais de 20 min próximo a São Francisco Xavier. Absurdo trem sem ar condicionado ou ventilação".

Já o estudante Guilherme Galvão Lopes (@guilhermerussao) precisou recorrer a outro meio de transporte para chegar à faculdade. "Tive que pegar 2 conduções para chegar à UERJ, quando normalmente pego apenas o trem. Supervia é uma vergonha!", reclamou ele no Twitter.

Uma passageira vinda de Mesquita, identificada apenas como Volnei, também reclamou dos atrasos. Com um semblante nada amigável, ela que estava atrasada para o trabalho declarou estar "com medo de perder o emprego, pois o patrão não entende os problemas da SuperVia". Funcionários da empresa  distribuíram comprovantes de atrasos nas viagens para os usuários. Seis guichês realizaram o atendimento, porém houve filas.

Placa na estação Silva Freire indicava%2C às 9h desta segunda-feira%2C atrasos nos trens da SuperViaLeitor @PedreiraRenato

Em nota, a concessionária confirmou o problema e disse que "a circulação de trens foi normalizada, às 10h50, após técnicos da empresa concluírem os reparos no sistema de sinalização". Ela ainda alegou que "os passageiros foram informados sobre o ocorrido por meio sistema de áudio dos trens e das estações".

Viagens apresentam atrasos pela segunda semana consecutiva

Na última terça-feira, passageiros também sofreram com os problemas da SuperVia. Um trem ficou parado na Estação Anchieta, correspondente ao ramal Japeri. Seguidores do perfil O DIA 24 Horas usaram a rede para desabafar. "Problema de novo é muita sorte para dois dias seguidos né!", exclamou Cassio Lyra Alves (@Cassiolyra).

Estação Deodoro superlotada após atraso no ramal JaperiLeitor @Cassiolyra / 05.11.2013


Já a seguidora Edna Rocha (@Ednaomr) relatou a falta de regularidade no tempo das viagens. "Bom dia! Não tem trem regular. A @SuperVia_trens ta se arrastando hoje no ramal Japeri". Procurada por nossa equipe de reportagem, a SuperVia negou a existencia de problemas e atrasos nos ramais. Porém, apesar da assessoria de imprensa da concessionária ter declarado que não houve o registro de ocorrências, em resposta a reclamação da seguidora Edna Rocha, no perfil da empresa no Twitter, eles responderam que os atrasos eram causados devido a operação Portas Fechadas, em Deodoro, que tem o objetivo de reprimir passageiros que impedem o fechamento das portas dos trens durante as viagens.

No dia 4 deste mês, foi a vez de um trem do ramal Japeri apresentar defeito no pantógrafo, equipamento que faz a ligação entre a composição e a rede aérea, na Estação São Cristóvão. Além disso, uma outra composição, desta vez no ramal Deodoro teve problemas na tração quando passava pela estação São Francisco Xavier, no sentido Central do Brasil.




Edição: Karilayn Areias


Você pode gostar