Por adriano.araujo

Rio - Além de enfrentarem diariamente trens superlotados e atrasos que se tornaram rotina, os
passageiros também precisam lidar com o perigo das portas abertas em algumas composições e a falta de educação de outros usuários.

Na manhã desta quarta-feira, a passageira Neuza Fabiano (@NeuzaFabiano) registrou dois trens partindo com as portas abertas da estação Olaria, no ramal Saracuruna. Além de impedirem o fechamento das portas, a falta de respeito é evidente quando homens ocupam vagões destinados às mulheres.

Homens não respeitam a exclusividade do vagão feminino e impedem fechamento de portasSeguidora %40NeuzaFabiano

Segundo a seguidora de O Dia 24 Horas, durante o tempo em que ficou na estação, duas composições passaram no local cheias e com homens nos vagões preferenciais. "Bom dia para vc que precisa entrar no trem parecido com o da Índia (sic)", comparou Neuza ao postar a foto em seu Twitter e compartilhar com nossa equipe.

Passageira tenta entrar em trem lotado do ramal SaracurunaSeguidora %40NeuzaFabiano

Em nota, a SuperVia informou que os trens passam diariamente por vistoria técnica, acompanhada por agentes da Agestransp, para que não circulem com as portas abertas. Apesar do flagrante, a concessionária informou que diariamente é realizada pela Polícia Militar a Operação Portas Abertas, que visa coibir a atitude irregular de abertura de portas. Nesta manhã, ela está sendo realizada nas estações Bonsucesso, Manguinhos, Cordovil e Penha, do ramal Saracuruna, além de mais outras seis estações do sistema. Na estação Olaria, onde a passageira registrou o flagrante, não houve a ação da PM.

Ainda de acordo com a SuperVia, quem é pego cometendo a infração pode responder pelo crime de expor a vida e a saúde de terceiros, conforme exposto no artigo 132 do Código Penal. A pena é de três meses a um ano de prisão. Quem comete este tipo de ato pode, ainda, ser enquadrado no artigo 260, que trata do perigo de desastre ferroviário.

Sobre o vagão feminino, a SuperVia informou que cumpre a Lei Estadual nº 4.733/06, que determina a disponibilização e identificação de carros para mulheres nos trens nos horários de maior movimento (das 6h às 9h e das 17h às 20h). Mas ressaltou que a lei não confere autonomia aos agentes de segurança da concessionária, que não podem impedir que os homens utilizem os carros destinados às mulheres. As equipes de orientadores e seguranças das estações avisam constantemente o público masculino sobre a exclusividade do uso destes carros e avisos sonoros são veiculados em todas as estações para reiterar a importância de que o vagão feminino seja respeitado no horário estabelecido.

Flagrou alguma irregularidade no trânsito, nos transportes, ou um fato inusitado? Envie sua denúncia para o Twitter de O DIA 24 Horas (@odia24horas) ou para o e-mail odia24horas@odia.com.br. Estamos #TodaHoraTodoDia com você!

Trens lotados e com portas abertas partem da estação Olaria%2C no ramal SaracurunaSeguidora %40NeuzaFabiano


Você pode gostar