Chuva forte e muitos raios atingem a cidade e causam transtornos
Linha 2 do metrô teve sua circulação interrompida da estação Colégio até a Pavuna devido aos alagamentos e a Avenida Radial Oeste foi interditada
Por tamyres.matos
Rio - Após diversos dias de forte calor, uma chuva acompanhada de muitos raios atingiu a cidade na noite desta quinta-feirta e causou uma série de transtornos. O município do Rio retornou ao Estágio de Atenção, por volta de 21h40 desta quinta, devido à atuação de áreas de instabilidade, associadas à frente fria. Antes, a cidade chegou a ficar em Estágio de Alerta, que é o segundo mais grave em uma escala de quatro níveis do Alerta Rio.
Foram registradas rajadas de vento forte no Aeroporto Santos Dumont (56km/h), que chegou a ser fechado para pousos e decolagens por 45 minutos. No momento, o Santos Dumont opera com auxílio de instrumentos, assim como o Aeroporto Antonio Carlos Jobim (Galeão).
A linha 2 do metrô teve sua circulação interrompida da estação Colégio até a Pavuna devido aos alagamentos. A Avenida Radial Oeste foi interditada pelo mesmo motivo. O Rio Maracanã transbordou e o acesso da Rua Marquês de Abrantes à estação do metrô do Flamengo foi fechado. O ramal Belford Roxo dos trens a SuperVia encontra-se suspenso devido ao acúmulo de água em alguns pontos da via.
O Metrô na Superfície em Botafogo parou de circular por conta do alagamento das ruas, de acordo com o MetrôRio. Uma árvore caiu na Rua Álvaro Alberto, em, Santa Cruz, ocupava uma faixa da via, altura no número 13 (próximo à R. 8). O Túnel Zuzu Angel ficou sem energia elétrica por alguns minutos. A Avenida Edison Passos, altura do nº 35.102, no Alto da Boa Vista, funcionava em sistema de siga e pare, devido a queda de árvore no sentido Barra da Tijuca.
Publicidade
Em função do grande transtorno causado pela chuva em toda cidade, o MetrôRio estendeu a sua operação até a 1h da manhã desta sexta. Um raio teria atingido a estação da Praça XV das barcas nesta noite. Logo após o incidente, o sistema de roletas da estação travou e houve muitas reclamações de passageiros. De acordo com ouvintes da rádio Band News FM, passageiros estariam pulando as catracas para acessar às barcas. No entanto, a concessionária afirma que o problema já teria sido resolvido.
Falta de luz
O temporal deixou diversos bairros, de todas as regiões, sem energia elétrica. De acordo com a Light, os mais afetados foram Botafogo, Jardim Botânico, Santo Cristo, Grajaú, Ilha do Governador, Campo Grande e Jacarepaguá. Nova Iguaçu também foi castigada.
Publicidade
Segundo a empresa, os apagões foram provocados por quedas de árvores e objetos na rede elétrica. A energia será restabelecida de acordo com a gravidade de cada dano, sem previsão de tempo, informou a Light.
O Sistema de Alerta e Alarme da prefeitura foi acionado em 21 áreas de risco, e os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a procurar pontos de apoio nas próprias comunidades, evitando riscos com possíveis deslizamentos. Os alertas são automaticamente disparados em casos de chuva forte, acima de 40 milímetros.
A chuva também provocou a queda de uma placa de gesso no Teatro Oi Casa Grande durante o espetáculo ‘Elis, a Musical’. Não houve feridos, segundo o gestor Rodrigo Gerheim.
“Faltava uma hora para acabar a peça quando ouvimos um barulho horrível e vimos que uma placa havia caído. Fiquei desesperada e saímos correndo”, disse a professora Elvira Serpa, que assistia à peça.
Publicidade
Em 2012, o rompimento de um cabo de aço feriu os atores Thiago Fragoso e Danielle Winits durante a apresentação da peça ‘Xanadu’, do diretor Miguel Falabella, também no teatro Oi Casa Grande. Ninguém na plateia ficou ferido.
Feriado com o tempo fechado
Publicidade
A previsão de chuva para este final de semana vai desanimar quem pretendia aproveitar o sol e o feriado municipal de São Sebastião, na segunda feira. Segundo o Climatempo, a previsão é de chuva hoje o dia inteiro, sábado e domingo. Na segunda, chuva só no período da tarde.
Mesmo assim, a concessionária da Ponte, a CCR, prevê que cerca de 175 mil veículos passem no local em direção a Niterói e Região dos Lagos, hoje e amanhã. Na Rodoviária Novo Rio, 228 mil passageiros deverão utilizar o terminal de hoje a terça-feira. O dia de maior saída será hoje, com 32 mil passageiros e mil ônibus rodoviários, sendo 180 extras.