Técnicos da SuperVia estão no local para fazer os devidos reparos e normalizar a operação. Segundo a concessionária, passageiros são avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.
Às 7h45, a SuperVia disse que estão sendo distribuídos vale-viagem, declaração de atraso e devolução em espécie do valor da passagem aos passageiros.
Por operarem como estações terminais, no sentido Centro, Triagem e São Francisco Xavier recebem grande número de passageiros, o que causa causa superlotação e complica o trânsito naquela região. A SMTR disse, por meio do Centro de Operações Rio, que montou um esquema emergencial deslocando ônibus para receber esses passageiros.
Segundo a Agetransp, não há previsão do restabelecimento do tráfego no trecho prejudicado. Em nota, o órgão disse que enviou técnicos ao local para proceder perícia e acompanhar o atendimento aos usuários. A Agetransp afirmou, também, que deslocou uma equipe para o Centro de Controle Operacional da SuperVia para solicitar informações da Concessionária sobre o incidente.
Passageiros caminham nos trilhos
Ao chegar à estação São Francisco Xavier, alguns passageiros, ao invés de sair da estação e seguir para o Centro de ônibus, optam por caminhar pela linha férrea. A estação Olímpica do Engenho de Dentro tem superlotação, conforme registrou o seguidor de O DIA 24 Horas no Twitter, Pedrinho Kappaum (@kappaum).
A Estação Saracuruna ficou completamente lotada após descarrilamento no ramal. Seguidor Douglas Mendonça (@MendoncaDouglas) disse, às 7h40, que trem das 7h20 ainda não tinha chegado à estação.