Por cadu.bruno
Rio - Um trem que seguia da Central do Brasil para Saracuruna descarrilou quando chegava à estação São Cristóvão, às 5h15 da manhã desta quarta-feira. Um poste caiu e derrubou a estrutura da rede aérea no local, o que compromete o trecho entre a Mangueira e Central do Brasil. Todos os ramais operam com atrasos. Por conta do problema, nenhum trem segue até a Central.
Publicidade
Trens semidiretos circulam até a estação Engenho de Dentro, paradores vão até São Francisco Xavier e os trens dos ramais Saracuruna e Belford Roxo circulam até Triagem. Não houve registro de feridos.
Trem descarrilou em São Cristóvão e causou problemas em todos os ramais da SuperViaSeverino Silva / Agência O Dia

Técnicos da SuperVia estão no local para fazer os devidos reparos e normalizar a operação. Segundo a concessionária, passageiros são avisados das condições de circulação pelo sistema de áudio dos trens e das estações.

Segundo o Centro de Operações Rio, a Secretaria Municipal de Transportes determinou aos consórcios que funcionem com 100% das frotas de ônibus no sentido Centro, devido ao problema com os trens da Supervia.  Quem desembarca na estação São Francisco Xavier pode optar pelas linhas 460, 461, 462 e 463 para acessar o Centro e a Zona Sul.
Publicidade
O MetrôRio informou, em sua conta no Twitter, que reforçou a bilheteria da Linha 2 e disponibilizou trens extras.

Às 7h45, a SuperVia disse que estão sendo distribuídos vale-viagem, declaração de atraso e devolução em espécie do valor da passagem aos passageiros.

Passageiros caminhando nos trilhos na estação São Francisco Xavier da SuperVia%40atg_family

Por operarem como estações terminais, no sentido Centro, Triagem e São Francisco Xavier recebem grande número de passageiros, o que causa causa superlotação e complica o trânsito naquela região. A SMTR disse, por meio do Centro de Operações Rio, que montou um esquema emergencial deslocando ônibus para receber esses passageiros.

Segundo a Agetransp, não há previsão do restabelecimento do tráfego no trecho prejudicado. Em nota, o órgão disse que enviou técnicos ao local para proceder perícia e acompanhar o atendimento aos usuários. A Agetransp afirmou, também, que deslocou uma equipe para o Centro de Controle Operacional da SuperVia para solicitar informações da Concessionária sobre o incidente.

Passageiros caminham nos trilhos

Ao chegar à estação São Francisco Xavier, alguns passageiros, ao invés de sair da estação e seguir para o Centro de ônibus, optam por caminhar pela linha férrea. A estação Olímpica do Engenho de Dentro tem superlotação, conforme registrou o seguidor de O DIA 24 Horas no Twitter, Pedrinho Kappaum (@kappaum).

Passageiros lotam a Estação Saracuruna da SuperViaSeguidor %40MendoncaDouglas

A Estação Saracuruna ficou completamente lotada após descarrilamento no ramal. Seguidor Douglas Mendonça (@MendoncaDouglas) disse, às 7h40, que trem das 7h20 ainda não tinha chegado à estação.