Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - A MetrôRio inicia em fevereiro os últimos preparativos para a inauguração da Estação Uruguai, na Tijuca. Por conta disso, as estações do bairro terão restrições nos próximos três fins de semana de fevereiro. A inauguração da nova estação está prevista para a segunda quinzena de março.

Nos dias 01, 02, 08, 09 e 15 de fevereiro, a Linha 1 funcionará entre as estações General Osório e Estácio e um outro trem realizará serviço provisório entre Estácio e Saens Peña. Para seguir viagem, os usuários deverão fazer a transferência na Estação Estácio, que funcionará como um terminal provisório. Por conta da restrição, o trecho sob restrição terá intervalo de 16 minutos.

Estação Uruguai%3A Inauguração prevista para a segunda quinzena de marçoDivulgação

Já no dia 16 de fevereiro, a Estação Saens Peña será fechada. O serviço provisório acontecerá entre as estações Estácio e São Francisco Xavier. Os usuários que desejarem embarcar na Saens Peña terão à disposição ônibus que os levarão até a Estácio. No dia 17, a estação reabre com funcionamento normal.

A Estação Uruguai é a quarta situada no bairro da Tijuca e terá 300 metros de plataforma e sete mil metros quadrados de área escavada. Serão cinco acessos: um na Rua Dona Delfina, dois na Rua Itacuruçá e dois acessos na Rua Conde de Bonfim, sendo um na calçada sentido Praça Saens Peña e outro no sentido. A estação terá 10 escadas rolantes, seis elevadores (quatro no nível rua/mezanino e dois no nível mezanino/plataforma, estes últimos exclusivos para portadores de deficiência), além de piso podotáctil para deficientes visuais em toda estação.

Estação Uruguai%3A Testes serão feitos nos fins de semana de fevereiro para inauguração na segunda quinzena de marçoDivulgação