Por adriano.araujo

Rio - Os cariocas que se deslocaram das zonas Norte e Oeste da cidade ficaram parados no trânsito na manhã desta segunda-feira, primeiro dia útil das últimas mudanças no trânsito no Centro do Rio. O trânsito na Avenida Presidente Vargas ficou congestionado desde a altura da Rio Branco e causou reflexos na Avenida Brasil, desde Bonsucesso, chegando a mais de 15 km de retenção. Neste domingo, o Mergulhão da Praça XV foi fechado e a Avenida Rio Branco opera em mão dupla para ônibus e táxis.

Caos no Centro. Vista da esquinas das avenidas Rio Branco e Presidente VargasSeverino Silva / Agência O Dia

Passageiros dos ônibus parados no Trevo das Forças Armadas, no acesso da Avenida Francisco Bicalho para a Presidente Vargas, precisaram descer dos ônibus e seguirem a pé até os seus destinos. A Ponte Rio-Niterói também sofreu reflexos com lentidão desde a Grande Curva no sentido Rio. 

A Linha Amarela, no sentido Centro, teve trânsito lento a partir da Abolição. A opção para os motoristas foi utilizar a saída para o Méier e seguir por dentro da Zona Norte, utilizando vias como a Avenida Dom Hélder Câmara e Radial Oeste, por exemplo.

>>> GALERIA: Confira mais fotos das mudanças no trânsito do Centro

A Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, também apresentou forte retenção. A Linha Vermelha foi a menos prejudicada com lentidão a partir do Caju, apenas.

Prefeito pede que utlize o transporte público

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acompanhou o início da manhã, quando o tráfego ainda não apresentava grandes retenções, e reforçou mais uma vez o pedido de que o carioca utilize o transporte público para minimizar os impactos no trânsito. "Não tem como exigir de quem vem de Campo Grande que vá para o Centro de bicicleta". Já para quem vem da Zona Sul, Paes deu como opção as ciclofaixas, inauguradas neste fim de semana.

Com a proibição de carros particulares na Avenida Rio Branco de 5h às 21h, esses veículos precisam sair da Av. Presidente Vargas pela Av. Passos, o que complicou o trânsito no sentido Candelária. Os veículos desviados para a Av. Barão de Tefé e Rua Camerino, desembocando também na Av. Passos, ajudaram a piorar ainda mais o tráfego. Na Av. Rio Branco o trânsito fluiu sem problemas.

Cariocas encontram Centro com mudanças na manhã desta segunda-feiraFabio Gonçalves / Agência O Dia

'Hoje será um dia difícil no Centro', diz Osório

O secretário municipal de transportes Carlos Roberto Osório pediu que os cariocas evitassem o Centro do Rio e que viessem para a região somente em caso de extrema urgência. "Hoje será um dia difícil no Centro da Cidade. São muitas alterações decorrentes das obras do Porto Maravilha e a nossa recomendação é que o carioca que não tiver que vir ao Centro que o evite hoje e para aqueles que precisam vir, que utilizem o transporte público", disse à Radio CBN .

Centro vai ter 800 agentes hoje contra o caos no trânsito

Oitocentos homens, o Mergulhão da Praça XV fechado e a Avenida Rio Branco em mão dupla. Com este ‘exército’ recrutado entre guardas municipais e homens da CET-Rio para orientar motoristas e pedestres, a prefeitura começa a enfrentar hoje um de seus maiores desafios no Centro: evitar um nó na cidade com as mudanças no trânsito. O teste inicial no domingo foi tranquilo — quando 400 agentes estiveram de plantão —, mas a previsão é que o caos se instale caso a população use transporte particular.

“Chegar ao Centro é um caos, sempre. Se a gente tiver a colaboração da população, pode continuar no padrão (atual), que é ruim”, disse o prefeito Eduardo Paes, durante visita à região, na manhã de ontem. Além dos motoristas, os pedestres devem redobrar a atenção, já que 228 linhas de ônibus tiveram itinerário e pontos alterados. “É preciso paciência”, repetiu o prefeito.

As mudanças começaram pouco antes das 7h de ontem, quando o Mergulhão foi fechado e, por volta das 7h30, a Avenida Rio Branco — trecho entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro — passou a operar em mão dupla, com apenas uma faixa para táxis e quatro para ônibus. Após vistoriar as obras da Perimetral, Paes voltou a falar que este é o pior momento da mobilidade na cidade. “É uma segunda-feira de muita transformação. A mobilidade só vai melhorar em dois anos e meio.”

As alterações na Rio Branco prevêem a faixa central para a circulação de táxis, no sentido Cinelândia. Não será permitido embarque e desembarque. Taxista há 14 anos, Marcelo Rosa Pinto, 44, não irá mais circular no Centro. “Sempre pegava passageiro na Rio Branco, mas agora vou rodar só na Zona Sul”, conta.

Eduardo Paes e o secretário municipal de Transportes%2C Carlos Osório (D)%2C falam sobre as mudanças que começaram ontem no CentroEstefan Radovicz / Agência O Dia

Já Jorge Medrado, 56 anos, foi à Rio Branco ontem apenas para se situar com as mudanças. “Ainda não sei como será e se terei prejuízo”, diz. As faixas laterais da Rio Branco ficarão disponíveis para os ônibus: duas no sentido Candelária, duas no sentido Cinelândia. A proibição de veículos particulares na Av. Rio Branco vigorará nos dias úteis, das 5h às 21h, e sábados, das 5h às 15h. Aos domingos e feriados, não haverá restrições.

Ao lado de Paes, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, anunciou que serão feitos ajustes no tempo dos sinais das avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e Primeiro de Março, para o trânsito fluir melhor. “Fechamos as vias e ainda não temos alternativas até a conclusão das obras”, disse.

Região ganha mais três ciclofaixas

Três novas rotas para ciclistas foram inauguradas ontem pelo prefeito Eduardo Paes. As vias ligarão o Museu de Arte Moderna (MAM) e a ciclovia do Aterro do Flamengo à região central da cidade e fazem parte do plano para reduzir o impacto no tráfego do Centro.

O prefeito pedalou do MAM até o Museu Histórico Nacional. “A bicicleta é sempre uma alternativa”, disse. A primeira faixa vai ao Largo da Carioca, passando pela Graça Aranha. A segunda chegará à Cinelândia, pela Av. Beira Mar, e a terceira até a Praça 15.

Confira algumas das mudanças

A Av. Rio Branco terá duas faixas para ônibus no sentido Cinelândia, duas para a Candelária e uma para táxis, apenas sentido Aterro. Para os veículos de passeio vindos da Av. Presidente Vargas e da Via Binário/Camerino em direção ao Castelo, Praça 15, Lapa e Glória, o último acesso é pela Av. Passos.

O acesso à Av. Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Av. Passos e ruas Sete de Setembro, Uruguaiana e Av. Nilo Peçanha, em mão dupla até a Avenida Graça Aranha.
Foi implantado cruzamento com sinal na Av. General Justo para possibilitar a saída direta do Aeroporto Santos Dumont em direção ao Aterro/Zona Sul.

Você pode gostar