Por thiago.antunes

Rio - Congestionamentos na Avenida Brasil não são uma novidade. Porém, da noite de domingo até a manhã de quarta, quando os dois sentidos da via forem fechados na altura de Ramos, para a instalação do viaduto do BRT Transcarioca, as dificuldades para os motoristas que terão de seguir por desvios estreitos serão ainda maiores. Na tentativa de reduzir o número de carros na cidade, a prefeitura e o governo estadual decretaram ponto facultativo na próxima terça-feira e prolongaram ainda mais o feriadão.

“Mesmo em um movimento de feriado comum, os desvios já não têm capacidade de absorver bem todo o fluxo da Avenida Brasil. Então, pedimos para as pessoas que não têm como evitar a região que optem pelo transporte público”, pediu o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

A equipe do DIA conferiu ontem o estado das ruas que deverão ser usadas pelos motoristas no período de fechamento da Brasil e constatou que há muito lixo, pistas estreitas e um imenso canteiro de obras. E mais: no caso de chuva, quem trabalha por ali alerta para o risco de enchentes.

A prefeitura espalhou 32 painéis eletrônicos móveis para informar motoristas sobre o fechamento da Avenida BrasilRaphael David / Agência O Dia

Para quem for seguir no sentido Zona Oeste, será necessário deixar a Av. Brasil e seguir pela Av. Brigadeiro Trompowsky, na altura de Ramos. A mudança é brusca: as seis faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus, se convertem em apenas três. Há trechos perigosos, próximo a favelas.

No trajeto até o retorno para Avenida Brasil, na Rua Santo Adalardo, era possível ver todo tipo de entulho, inclusive um sofá velho, e diversas estruturas das obras do BRT Transcarioca, que engrossavam as complicações da região. Quem estiver indo na direção do Centro, sairá da Av.Brasil para acessar a Av. Teixeira de Castro e passsar pela Rua Barreiros, em Ramos. “Aqui já engarrafa normalmente, imagina quando desviarem a Brasil para cá”, disse José Mauro Araújo, 31 anos, supervisor de um posto de gasolina local.

Obra difícil

A colocação do arco estaiado do viaduto Pedro Ernesto para a passagem do BRT Transcarioca terá três fases de trabalho n as 60 horas de interdição da Avenida Brasil. De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, a etapa mais demorada é a primeira, onde haverá o içamento e rotação dos dois semi-arcos, com extensão de 98 metros. Cem trabalhadores vão atuar na obra ininterruptamente.

Desvio para fugir da Brasil passa por ruas estreitas%2C tomadas por lixoRaphael David / Agência O Dia

“É um trabalho de muita cautela, pois é tudo milimetricamente calculado, devido à estrutura metálica. Não é como concreto armado que você só encaixa.” Dois guindastes com capacidade para até 750 toneladas farão o içamento do arco. As peças dos equipamentos foram transportadas até o local em 36 carretas e já começaram a ser montadas ontem. O novo viaduto será inaugurado em junho.

Maior feriado do ano traz prejuízo para comerciantes

A decisão de decretar ponto facultativo na terça-feira para servidores estaduais e municipais no Rio de janeiro criou o feriadão mais extenso do ano: de hoje (que também é facultativo) até a próxima quarta-feira, Dia de São Jorge. Alegria para os funcionários públicos e tristeza para os comerciantes.

Jorge Coutinho, dono da loja de decoração Terra Nossa na Saara, área comercial do Centro do Rio, reclamou do prejuízo que o feriado vai provocar nas contas. “É um absurdo, acabou de passar o Carnaval. Em um mês bom, a gente tem lucro de 15% em cima do faturamento. Se você tira uma semana de vendas, elimina o ganho dos lojistas”, afirmou.

No início do ano, Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Dirigentes Lojistas, estimou perda de R$ 5 bilhões este ano só com os feriados e jogos da Copa do Mundo. As rodovias de acesso ao Rio já se prepararam para o maior movimento. Na BR 040, um esquema especial começa hoje e estima-se a passagem de 340 mil veículos. Já a Via Lagos espera receber 220 mil automóveis durante o feriado. 

Implosão da Perimetral fecha o MAR

O Museu de Artes do Rio (MAR) já está se preparando para a implosão do terceiro trecho da Perimetral, que será realizada na manhã de domingo. Ontem, andaimes já cercavam o prédio para colocação de tapumes. O local ficará fechado de domingo até quarta-feira.

Trecho da Perimetral em frente ao Museu de Arte do Rio está preparado para a implosão no domingoRaphael David / Agência O Dia

Além da precaução externa, o museu adotará diversas medidas de segurança no interior. As obras de arte terão reforço na fixação, assim como as estruturas de vidro e acrílico. As peças mais frágeis vão para a reserva técnica. A temperatura e umidade serão controladas criteriosamente por uma equipe da instituição, para que não haja danos ao patrimônio.

Por conta da demolição, a sede da Polícia Federal, que fica na Avenida Rodrigues Alves, será temporariamente transferida para o Núcleo Especial de Polícia Marítima, na Praça 15. O funcionamento lá será de sábado a quarta-feira. O trecho de 300 metros a ser implodido no domingo vai do prédio da PF até o 1º Distrito Naval. O isolamento da área será até as 6h. A demolição está marcada para as 7h e o retorno será após as 9h.

Você pode gostar