Por adriano.araujo

Rio - A manhã de quarta-feira, véspera de feriado do Dia do Trabalho, é de transtorno para quem mais precisa dos transportes públicos: o trabalhador. SuperVia, Metrô e Barcas apresentaram problemas, causando atrasos e deixando a hora do rush ainda mais caótica com superlotações e longas filas.

>>> GALERIA: Leitores flagram caos nos transportes

Estação Pavuna fica lotada após problema em trem em Engenheiro Rubens Paiva%2C que superlotou estaçõesLeitor Wagner de Andrade / WhatsApp O DIA

No metrô, uma composição da Linha 2 apresentou problemas técnicos e precisou interromper sua viagem, por volta das 7h05. De acordo com a Metrô Rio, o incidente, que ainda tem as causas investigadas, ocorreu na Estação Engenheiro Rubens Paiva, quando seguia para Botafogo. Somente 10 minutos depois uma outra composição chegou ao local para os passageiros seguirem viagem.

Passageiros receberam comprovante de atraso por conta do problema na linha 2 do MetrôLeitor Silvanio Moreira da Silva

Os intervalos ficaram irregulares até às 7h45, provocando superlotações em diversas estações da linha. As composições precisavam aguardar ordem de circulação, permanecendo mais tempo nas estações. Para dar conta do aumento da demanda de passageiros que embarcavam na Pavuna, os trens extras que saem a partir das 6h40 da Estação Engenho da Rainha foi suspenso.

Através do WhatsApp do DIA (98762-8248), muitos passageiros reclamaram dos transtornos provocados pelo problema, que causa superlotações tanto nas plataformas quanto nas composições.

"A plataforma está lotada e os irresponsáveis continuam a permitir o acesso das pessoas, potencializando o tumulto", desabafou um leitor.

Logo depois, voltou a reclamar. "Há dois minutos parado no Maracanã, 1h12 minutos da Pavuna até aqui, continua a total falta de informação, opera como se nada tivesse acontecido", relatou.

Leandro Nunes também reclamou dos trens cheios. "Por volta das 8h10, uma composição parou em Vicente de Carvalho entupida de gente. As portas mal se abriam. Como a plataforma estava lotada também, ficou um empurra empurra e o trem acabou ficando parado muito tempo", disse.

Estação Irajá do Metrô lotada após problema em trem da linha 2Leitor Alex Lima / WhatsApp O DIA

Defeito em catamarã causa filas enormes em Niterói

Passageiros que utilizam as barcas tiveram que ter muita paciência com as filas no acesso à Estação Arariboia, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Um catamarã apresentou problemas no início da operação da CCR, no início da manhã, por volta das 5h40, e precisou ser retirado de circulação. Dos quatro catamarãs utilizados no trajeto Niterói-Praça XV, apenas três estavam disponíveis.

Para suprir a falta desta embarcação, a CCR utilizou uma barca tradicional, que tem a capacidade de transportar até 2.300 passageiros por viagem. No entanto, devido a questões operacionais na baía de Guanabara, a embarcação não pôde circular com sua capacidade total. Em função disso, a concessionária realizou uma operação de travamento das roletas para conter o número de pessoas dentro do terminal em Niterói, o que provocou filas do lado de fora.

Passageiros das barcas enfrentam filas enormes em NiteróiSeguidor %40FelipeSisley

Somado ao problema com o catamarã, a concessionária também registrou um aumento na procura pelo serviço. Até as 8h30, houve aumento de 11% pelo meio de transporte marítimo. Um dos motivos seria a véspera do feriado do Dia do Trabalhador. Muitas pessoas teriam optado pelo serviço das barcas, para evitar o congestionamento da Ponte Rio-Niterói, na volta para a casa, em função da saída do Rio.

Problema também na SuperVia

Os trens do ramal Saracuruna também circularam com atrasos na manhã desta quarta-feira. De acordo com a SuperVia, mais cedo, houve um problema em um equipamento de mudança de linha no trecho entre as estações Jardim Primavera e Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Técnicos da concessionária realizam manutenção na via férrea neste trecho para reparar o equipamento, o que causa atrasos de 20 minutos no ramal, que já tem 30 minutos de intervalos, no sentido Central do Brasil, totalizando 50 minutos de intervalo. Por volta das 8h15, os atrasos diminuíram para 5 minutos no ramal, de acordo com a empresa. Às 9h, os intervalos foram normalizados.

Devido aos atrasos no ramal Saracuruna, passageiros tiveram que enfrentar superlotação nos trens da SuperVia, nesta manhã, conforme registrou o seguidor de O DIA 24 Horas (@odia24horas), no Twitter, Douglas Mendonça (@MendoncaDouglas).

Por conta de atrasos%2C trens estão superlotados no ramal SaracurunaSeguidor %40MendoncaDouglas


Você pode gostar