Por adriano.araujo

Rio - A energia foi restabelecida às 12h15 desta quinta-feira para moradores de uma vila na Rua Chaves Faria, em São Cristóvão, na Zona Norte. A falta de luz foi causada por um acidente com caminhão, que arrastou a rede elétrica e derrubou um poste, além de um princípio de incêndio em um equipamento.

Moradores reclamaram da demora no reparo e, segundo eles, estavam sem luz há mais de 18 horas. De acordo com auxiliar administrativo Paulo Roberto dos Santos, de 50 anos, desde terça-feira vários protocolos de atendimento foram feitos à Light solicitando que a rede aérea em frente a casa dele, no número 209 da rua, fosse suspensa.

Moradores da Rua Chaves Farias%2C em São Cristóvão%2C reclamaram que ficaram sem luz desde a tarde de quarta-feira. Um poste entrou em curto-circuitoEstefan Radovicz / Agência O Dia

O trânsito de caminhões altos e pesados na via é intenso. A fiação estava frouxa e baixa e havia ameaça de ser ser atingida, o que acabou ocorrendo por volta de meio-dia de quarta-feira. Ela foi arrastada por um caminhão baú e o poste de sustentação dentro da vila de mesmo número acabou tombando e atingindo um outro no mesmo local. Parte do muro da casa de Paulo e a cobertura da garagem foram danificados. Ninguém ficou ferido.

Com as quedas, os moradores da vila ficaram sem energia. Segundo o representante comercial Marcos Medeiros Leandro, 58, a Light informou que a responsabilidade pelo reparo dos postes era das 50 famílias residentes ali. Eles teriam que comprar outros dois postes, solicitar a colocação pela RioLuz e, só então, a empresa refaria a ligação da energia.

"Isso é um absurdo. Como é que vamos ser responsabilizados por algo que vínhamos solicitando reparos a empresa. Fizeram um remendo, mas acabou acontecendo o que a gente esperava. Vamos lutar para que a empresa restabeleça a energia e faça os reparos necessários sem ônus para nós", protestava Marcos, que com outros moradores fechou um treco da rua às 6h. Ele já registrava prejuízos de alimentos que estavam na geladeira e a impossibilidade de trabalhar, já que dá expediente em casa utilizando o computador. O trânsito foi desviado para a Rua Sabino Vieira.

A situação piorou por volta das 2h desta quinta-feira, segundo os moradores. A fiação de um poste público da Rua Chaves Farias entrou em curto-circuito, deixando outros moradores sem energia. Bombeiros do quartel de Benfica estiveram no local e aguardaram a chegada de técnicos da Light. Eles desligaram o sistema do trecho atingido pelo defeito.

Segundo a Light, a falta de luz ocorreu por problemas distintos. A primeira, ontem, foi ocasionada por um caminhão que arrastou a fiação e derrubou um poste de responsabilidade dos moradores da vila, deixando o local sem luz. Entretanto, segundo a concessionária, foi adotado o procedimento padrão de isolamento da fiação e, no sentido de auxiliar os consumidores, foi instalado um novo poste para que a energia fosse restabelecida.

A segunda ocorrência teria ocorrido nesta madrugada, por volta das 5h30, após um defeito em um equipamento da companhia localizado em outro poste na mesma rua. Houve princípio de incêndio e bombeiros foram acionados. Técnicos da Light fizeram reparos no equipamento danificado.

Você pode gostar