Por tiago.frederico

Rio - Um caminhão que transportava bujões de gás e um trem da SuperVia se envolveram em um acidente, por volta das 9h35, desta segunda-feira, próximo à estação Campos Elíseos, do ramal Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Bombeiros do quartel de Produtos Perigoso, que fica no interior da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) foram até o local, mas ninguém ficou ferido.

Caminhão e trem da SuperVia colidiram em Campos Elíseos%2C em Duque de Caxias%2C na Baixada FluminenseLeitor Luigi Girotto

Segundo a SuperVia, o caminhão não respeitou os sinais sonoro e visual da passagem em nível oficial, que é regularizada e sinalizada, e acessou indevidamente a via férrea. O trem seguia para Saracuruna.

Ainda de acordo com a concessionária, agentes de controle acionaram o Corpo de Bombeiros para o atendimento necessário. Alguns passageiros do trem, assustados com o impacto e o barulho, saltaram nos trilhos assim que a composição conseguiu parar. Outros desembarcaram com o auxílio de agentes. Eles seguiram andando entre os trilhos até a estação Campos Elíseos.  O caminhão, parcialmente danificado, chegou a ser arrastado por vários metros.

Devido a essa ocorrência, a SuperVia informou que a circulação do ramal Saracuruna ocorre entre as estações Central do Brasil e Gramacho e os ramais Vila Inhomirim e Guapimirim foram suspensos.

Bombeiros do quartel de Produtos Perigosos%2C que fica no interior da Reduc%2C foram até o localLeitor Luigi Girotto

Em nota, a SuperVia disse que acredita que o respeito à sinalização é a melhor forma de evitar acidentes como este, que coloca em risco a vida das pessoas e causa prejuízos à circulação. No dia 14 deste mês, a concessionária fez um simulado desse tipo de acidente com o objetivo de alertar e conscientizar motoristas e pedestres sobre as normas de circulação em locais cortados pela linha férrea.

Em paralelo ao trabalho de conscientização com a população, a concessionária afirma ser indispensável o isolamento completo da área restrita à circulação de trens e, segundo ela, para mudar esse cenário, está negociando com os Governo Federal e Estadual a implantação do projeto “Segurança da Via”, cujo objetivo é realizar a segregação total da linha férrea, com a construção de muros, passarelas e viadutos. Ainda de acordo com a SuperVia, a implantação desse projeto depende do poder público, pois envolve soluções urbanísticas de acessibilidade, desapropriações e programas sociais.

Confira abaixo o VÍDEO



Você pode gostar