Por tiago.frederico

Rio - O Aeroporto Santos Dumont utiliza instrumentos para manobras de pousos e decolagens, desde as 8h15 desta segunda-feira. Às 6h, quando ele abriu, as operações eram feitas com o uso de instrumentos, mas, às 7h, o aeroporto foi totalmente fechado para decolagens e permanecia funcionando com o auxílio de instrumentos para pousos. Às 7h30, ele chegou a fechar totalmente para as duas manobras, segundo a Infraero.

Saguão do Santos Dumont ficou lotado. Nevoeiro provocou fechamento do aeroporto nesta manhãLevy Ribeiro / Agência O Dia

Um forte nevoeiro atingiu a Baía de Guanabara durante a noite deste domingo. Ele se prolongou pela madrugada e início da manhã desta segunda-feira.

Leia mais:

Forte nevoeiro na Baía de Guanabara atrapalha operação nas barcasMudança no deslocamento dos ventos provoca denso nevoeiro no Rio

Galeão

Segundo o Riogaleão, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, também usa instrumentos para manobras de pousos e decolagens. Três voos do Santos Dumont já foram transferidos para o Galeão, até as 7h40, de acordo com o consórcio.

Durante o amanhecer%2C um forte nevoeiro encobria o Pão de Açúcar na Enseada de Botafogo%2C Zona Sul do RioAlessandro Buzas / Agência O Dia

Na noite deste domingo, o aeroporto Santos Dumont teve o seu fechamento antecipado devido a um forte nevoeiro. O cancelamento de voos provocou transtornos para milhares de passageiros.

No início da madrugada desta segunda, o saguão de embaque ainda estava lotado. A Polícia Militar teve que ser chamada para reforçar a segurança, em função de um princípio de tumulto.

Após ter voo adiado%2C Mateus Sotero e sua família foram para hotel próximo ao Galeão%2C na Ilha do Governador%2C onde ficaram hospedados pela empresa GolOswaldo Praddo / Agência O DIA

Transtorno

Já embarcado na aeronave que seguiria às 20h45 para Maceió, o estudante algoano de Engenharia Civil Mateus Sotero, de 18 anos, e a família dele foram obrigados a desembarcar. Às 3h, eles se preparavam para seguir para um hotel próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, onde ficariam hospedados pela empresa Gol.

"Tinha aula na faculdade. Vamos passar a noite no hotel, mas não sabemos quando vamos conseguir voltar. Parece que talvez só consigamos para terça-feira", disse o estudante.

O Santos Dumont foi fechado às 23h, uma hora antes do normal. Devido ao mau tempo, oito voos - cinco da Gol, dois da TAM e um da Azul - foram cancelados após às 22h. A Gol remarcou as passagens e acomodou passageiros em hotéis. Os clientes da Azul que seguiriam para os aeroportos de Campinas e Guarulhos foram levados para o Tom Jobim e seguiram seus destinos durante a madrugada.

Os transtornos no Santos Dumont começaram na manhã de domingo, quando um nevoeiro forçou o fechamento por cinco horas para pousos e decolagens. A Assessoria de Comunicação da Gol informou que 27 voos (pousos e decolagens) foram cancelados. A empresa informou que conseguiu reacomodar a maioria dos clientes em outras companhias aéreas.

Forte nevoeiro atingiu cidade do Rio de Janeiro na noite deste domingo e provocou fechamento antecipado do aeroporto Santos DumontOswaldo Praddo / Agência O DIA


Você pode gostar