Por tiago.frederico

Rio - As altas temperaturas registradas neste fim de semana no Rio de Janeiro não se repetirão nesta segunda-feira. Enquanto ontem os termômetros chegaram aos 39,5º C, às 16h, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio, hoje, segundo o Alerta Rio, eles devem alcançar os 30º C. Isto poque, segundo o instituto de meteorologia, a passagem de uma frente fria pelo oceano, próximo do litoral, deixa o tempo instável na cidade. Este panorama se repetirá pelas próximas 24 horas.

Passagem de uma frente fria pelo oceano próximo ao litoral deixará o tempo instável nas próximas 24 horas. Na imagem%2C a Praia de Ipanema%2C na manhã desta segunda-feiraAlessandro Buzas / Agência O Dia

Leia mais:

Após chuva e ventania, várias cidades do Estado sofrem com falta de energia

Calor e praias cheias marcam o primeiro domingo do horário de verão

Horário de verão começa com sol forte, calor e policiamento reforçado na orla

Ciclovia é ocupada pela areia

De acordo com o Alerta Rio, a previsão para esta segunda-feira é de céu com bastante nebulosidade e possibilidade de chuva ao longo do dia. Ela virá acompanhada de rajadas de vento moderado, podendo ser forte.

Pela manhã o maior registro de vento foi na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada na  Ilha da Marambaia, na Baía de Sepetiba, Zona Oeste do Rio, com 57 km/h, às 7h. Na tarde desta segunda-feira, até as 15h, o maior registro foi na estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) no Galeão, com ventos de 44 km/h, considerados moderados.

Ventania leva areia à ciclovia e atrapalha ciclistas em Ipanema%2C na Zona SulAlessandro Buzas / Agência O Dia

Essa ventania que vem atingindo o Rio deixa rastros na cidade, como pode ser visto na foto abaixo. A ciclovia da Praia de Ipanema, na Zona Sul, amanheceu tomada pela areia.

Em nota, a Comlurb disse que uma equipe de garis está atuando na limpeza da ciclovia e que o trabalho está sendo reforçado em toda a orla.

Rio tem madrugada chuvosa e com vários acidentes

A chuva que caiu no fim da noite deste domingo no Rio pegou motoristas desprevenidos e provocou uma série de acidentes. No mais grave deles, seis pessoas ficaram feridas quando um van capotou na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso, na pista sentido Barra, e atingiu dois carros de passeio, um Citroën C3 e um Astra. O Corpo de Bombeiros levou as vítimas, ainda não identificadas, para o Hospital Getulio Vargas, na Penha. Até o início da manhã, não havia informações sobre o estado de saúde dos feridos.

Em outro acidente provocado pelas pistas molhadas, o recepcionista hoteleiro Marcos Vinícius Pereira, de 28 anos, escapou ileso de uma violenta colisão no Viaduto do Gasômetro, altura do Into, na madrugada desta segunda-feira. Marcos bateu na traseira de um reboque e o carro dele, o Palio Weekend LNC-0075, começou a pegar fogo. Atordoado, ele foi retirado do veículo - que foi consumido pelas chamas - por outros motoristas que pararam para ajudar.

Bombeiros do Quartel Central controlam o incêndio em carroOswaldo Praddo / Agência O DIA

"Eu vinha a uma velocidade não muito grande, mas o reboque estava parado sem nenhuma sinalização. Quando bati, explodiu o motor e o fogo se espalhou rapidamente. O motorista do reboque fugiu em seguida", contou Marcos Vinícius.

Agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) isolaram parte da pista até que homens do Quartel Central do Corpo de Bombeiros controlassem o incêndio. O caso foi encaminhado para a 17ª DP (São Cristóvão) que vai procurar os responsáveis pelo reboque.

A chuva foi provocada pela chegada de uma frente fria ao estado antecedida de rajadas de ventos e raios. Foram registrados ventos de 83,5 km/h em Copacabana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também choveu Região Serrana e na Baixada Fluminense. O Rio Quitandinha, em Petrópolis, entrou em Estado de Alerta por volta da meia-noite. Para os demais rios da Serra e da Baixada foi emitido informe de atenção durante a madrugada.

Você pode gostar