Por tiago.frederico

Rio - Para facilitar a vida do eleitor, no próximo domingo, segundo turno das eleições, o serviço de ônibus municipais funcionará com a frota determinada para os dias úteis no horário de pico. Além disso, para garantir uma boa mobilidade na cidade, a Prefeitura do Rio montou um esquema especial de trânsito, que contará com o efetivo completo da Guarda Municipal e da CET-Rio, dentre outras medidas. As concessionárias responsáveis pelo metrô, trem, BRTs e barcas também apresentaram esquema especial para o funcionamento dos serviços.

Agente de trânsito da Cet-Rio orientando motoristas no entorno da Igreja da Candelária%2C no encontro das avenidas Rio Branco e Presidente VargasSeverino Silva / Agência O Dia

Guardas e agentes estarão nas ruas dando prioridade à fluidez do trânsito nos principais corredores de tráfego e atuando pontualmente nos locais onde há significativa concentração de eleitores. Todas as áreas de lazer estarão suspensas para garantir que toda a malha viária esteja disponível para circulação.

Motoristas poderão contar com a ajuda dos painéis de mensagens variáveis da CET-Rio, que darão informação sobre as condições de trânsito e passarão orientações sobre as melhores rotas, quando houver necessidade. Reboques também estarão posicionados em pontos estratégicos para rápido atendimento e desobstrução das vias em caso de algum veículo apresentar problema.

O monitoramente da cidade será feito pelo Centro de Operações Rio (COR), atráves de câmeras. Técnicos da CET-Rio implantarão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir uma melhor fluidez no trânsito.

NTERDIÇÕES

A Avenida Presidente Wilson será totalmente interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre as avenidas Presidente Antonio Carlos e Calógeras, das 22 h do dia 25 deste sábado até as 23h59min de domingo.

Na Região Portuária, a Rua Souza e Silva será fechada, nos trechos entre as Avenidas Rodrigues Alves e Venezuela e entre a Avenida Venezuela e Rua Sacadura Cabral, no sábado e domingo, das 6h às 23h59.

BARCAS

A CCR Barcas vai operar com horários normais de fins de semana e com efetivo reforçado nas linhas Praça XV-Praça Arariboia e Praça XV-Paquetá neste domingo. Assim como no primeiro turno, a concessionária poderá disponibilizar viagens extras para atender a um possível aumento na demanda.

CCR Barcas vai operar com horários normais de fins de semana e com efetivo reforçado nas linhas Praça XV-Praça Arariboia e Praça XV-Paquetá neste domingoCarlos Moraes / Agência O Dia

Conforme previsto na grade de horários de fins de semana e feriados, a linha Praça XV-Praça Arariboia vai operar com intervalos de 30 minutos. As linhas de Charitas e do Cocotá (Ilha do Governador) não operam. A travessia entre o centro do Rio e a Ilha de Paquetá vai operar com horários programados. Para maior comodidade, os passageiros podem antecipar a compra da passagem de volta.

TRENS

Os trens da SuperVia irão circular entre 4h40 e 20h30, no próximo domingo, de acordo com a grade planejada para cada ramal. No primeiro turno, em 5 de outubro, a concessionária registrou um aumento de 15% no número de clientes transportados.

METRÔ

O MetrôRio também irá operar com esquema especial para atendimento dos eleitores no domingo. Segundo a concessionária, haverá trens posicionados em pontos estratégicos, que serão utilizados de acordo com o aumento da demanda de passageiros. O horário do Metrô Rio aos domingos é de 7h às 23h.

BRT

De acordo com o consórcio BRT, no próximo domingo, o serviço nos corredores Transoeste e Transcarioca funcionará com a frota determinada para os dias úteis no horário de pico, de modo a atender todos os eleitores do município.

RECOMENDACÕES

A CET-Rio recomenda aos eleitores que residem perto dos seus locais de votação que façam seus deslocamentos a pé ou de bicicleta. Para quem estiver distante de seu local de votação, a orientação é utilizar transporte público coletivo regulamentado, como barcas, metrô, trem e ônibus de linhas regulares.

De acordo com a Prefeitura, no último dia 5, primeiro turno das eleições, foi constatado que o trânsito ficou mais intenso no período entre 13h e 15h. Em função disso, a CET-Rio recomenda que, sendo possível, os eleitores tentem evitar essa faixa de horário para seus deslocamentos.

Áreas de estacionamento não serão criadas, por isso é muito importante que os motoristas observem e respeitem a sinalização de trânsito de cada local, não estacionando onde haja proibição.

A Prefeitura também pede que pedestres só façam a travessia de vias em locais semaforizados, por medida de segurança, e que sejam respeitadas as orientações dos controladores de trafego e toda sinalização de trânsito. Além disso, para não interferir na fluidez, o embarque ou desembarque não deverá ser feito em fila dupla ou afastado da calçada.

Você pode gostar