Por adriano.araujo

Rio - Passageiros de 89 linhas de ônibus— entre municipais e intermunicipais — enfrentam o primeiro dia útil de mudanças na circulação pelo Centro do Rio. Muita gente ainda tem dúvidas e outras foram pegas de surpresa com as alterações.

CLIQUE AQUI: Confira todas as linhas que sofrerão alterações

A Avenida Rio Branco, a principal via afetada com as mudanças, apresentava uma enorme retenção na altura da Avenida Presidente Wilson, diferente da fluidez prometida. Na Rua Augusto Severo, que antes abrigava ônibus de várias linhas, apenas duas permanecem no local (521D e 565D). A mudança pegou desprevenida Conceição de Oliveira Alves, que voltava de um dia de trabalho em Laranjeiras e desceu no local para pegar o 7721D, que vai para Santa Isabel, em São Gonçalo. 

"Eu não sabia dessas mudanças e achei horrível, porque venho de Laranjeiras e desço sempre aqui no ponto final. Trabalhei ontem (domingo) o dia todo e estou com muita dor na coluna, vou ter que andar até lá ou pagar outra passagem", desabafou.

Apesar dos desavisados, muitas equipes da prefeitura auxiliam passageiros que chegam aos antigos pontos. Placas amarelas bem grandes também foram fixadas no locais informando das mudanças.

Mudanças para obras do VLT

Das 89 linhas de ônibus, 62 são intermunicipais e 27 municipais. As mudanças são necessárias para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será implantado na Avenida Rio Branco. A partir do dia 29, a via terá o sentido Candelária interditado, ficando liberado somente o sentido Aterro, podendo ser o momento mais crítico das interdições.

Linhas municipais

Linhas executivas com ponto final no Terminal Menezes Cortes e na Av. Nilo Peçanha não terão alteração no itinerário de chegada ao centro da cidade. A saída, no entanto, deixará de ser pela Rua 1º de Março e passará à Rua da Assembleia e o BRS Carioca, seguindo pela Praça da República, por onde farão o acesso à Av. Presidente Vargas.

As linhas convencionais que atualmente utilizam o terminal na Av. Chile e a linha executiva 2310, com destino a Bangu, passam a terminar a viagem na pista lateral da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, entre a Av. Rio Branco e Rua dos Andradas. As executivas com destino à Santa Cruz e Campo Grande (2303, 2304, 2307, 2308, 2309 e 2331) permanecerão na Av. Chile e não terão o trajeto alterado.

Linhas Intermunicipais

As linha intermunicipais do terminal Menezes Cortes não terão o trajeto de chegada alterado e passam a sair da cidade pela Av. Mem de Sá. As que seguem para Petrópolis, Teresópolis e Rio Bonito acessarão a Av. Presidente Vargas pela Rua de Santana. As linhas que trafegam pelo Binário do Porto passam a ter acesso à via, seguindo pela Praça da República/Túnel João Ricardo. As linhas 1906B e 1907B com destino à Paracambi e Japeri, respectivamente, terão parada terminal transferida para a pista lateral da Av. Presidente Vargas (ver tabela).

Na Avenida Luis de Vasconcelos, foi mantido o ponto final as linhas com destino à Duque de Caxias, com exceção da linha 2111C, que será remanejada para a Av. Presidente Vargas. Na Avenida Augusto Severo, os passageiros continuam encontrando as linhas 521D e 565D. As demais foram transferidas para os pontos das ruas Acre e Camerino e para a pista lateral da Vargas.

Os ônibus que param atualmente na Av. Rio Branco, entre a Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma terão o ponto final transferido para a Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas da Candelária e da Quitanda.

Você pode gostar