Por paulo.gomes

Rio - Um atraso na abertura do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, na manhã desta segunda-feira, afetou a vida de quem precisava se deslocar, seja por motivos de trabalho ou lazer. As manobras de pouso só foram liberadas às 10h35, ou seja, 4h35 depois do horário previsto (6h). As decolagens só ocorreram a partir das 8h25, 2h25 depois. Por volta das 11h, ele já funcionava com auxílio de instrumentos para as duas manobras. Segundo a Infraero, o motivo para o atraso na abertura do aeroporto foi o mau tempo registrado na capital fluminense nesta manhã.

Passageiros tiveram seus voos transferidos por conta do mau tempoCarlos Moraes / Agência O Dia

Com o Santos Dumont fechado, 12 voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, na Zona Norte. Outros 15 sofreram atrasos e 14 foram cancelados. Segundo o consórcio Riogaleão, que administra o Internacional, ele ficou aberto durante a manhã e operou com o auxílio de instrumentos para manobras de pousos e decolagens.

A empresária Luana Weitzel foi uma das pessoas que encontraram dificuldades para viajar. Com voo marcado para São Paulo, às 6h38, a fundadora da LaPresse Comunicação precisou encontrar um paliativo para conseguir trabalhar. "O clima não te deixa ir para SP, então, partiu trabalhar do aeroporto", disse Weitzel, que seguia, por volta das 9h para o Galeão, de onde partiria para a capital paulista. Viajando pela Gol, ela ainda não sabia que horas conseguiria viajar. "Não disseram o horário. Eu tinha um evento em São Paulo", explicou.

Os transtornos não afetaram apenas quem estava no Rio e precisava utilizar o Santos Dumont. Em São Paulo, passageiros com voos agendados para o Rio tiveram que esperar até que o aeroporto abrisse. Foi o caso do estudante de engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Defacio Padroni.

Passageiros enfrentam bastante problemas para embarcar e desembarcar na manhã desta segunda-feira%2C no Santos Dumont%2C por conta o mau tempoSeguidora %40renatalaterza

"O Aeroporto Santos Dumont é importante para o Rio de Janeiro. Deveria haver investimentos em instrumentos de forma a melhorar o serviço. O fechamento causa um transtorno imenso para quem está chegando ao Rio. Alguns voos estão sendo direcionados ao Aeroporto Internacional do Galeão, e mesmo assim, o trânsito no Rio não ajuda a chegar no Centro", disse o estudante, que aproveitou para fazer críticas aos investimentos para a Copa do Mundo que ocorreu no Brasil neste ano.

"Eu viajo bastante, a grande maioria de nossos aeroportos do Brasil não finalizaram as obras que estavam previstas para a Copa, inclusive nossos dois aeroportos comerciais do Estado do Rio", afirmou Defacio.

Ao longo desta segunda-feira, segundo o AlertaRio, devido à influência de uma frente fria, as condições de tempo permanecerão instáveis no Rio. A previsão é de céu variando entre nublado e encoberto, com possibilidade de chuva fraca ao longo do dia. As temperaturas apresentarão declínio, com máxima de 27º C e mínima de 19º C.

Você pode gostar