Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Começaram a ser construídos dois mergulhões de retorno de veículos sob a Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, parte integrante das obras da Linha 4 do metrô, que vai ligar o bairro da Zona Oeste à Gávea. As duas passagens subterrâneas eram uma antiga exigência dos moradores da região. 
Os retornos — um no sentido Barra e o outro em direção a Zona Sul—, terão uma faixa de rolamento para veículos e passagem para pedestres, diminuindo o risco de acidentes. Com as passagens, segundo o Consórcio Construtor Rio Barra, não haverá necessidade de sinais de trânsito no trecho.  Os mergulhões prometem melhorar a fluidez na via e serão uma opção aos retornos sob o Elevado das Bandeiras e ponte de acesso à Avenida das Américas.
Dois mergulhões estão sendo construídos na Avenida Armando Lombardi%2C na BarraDivulgação

Os mergulhões são construídos de forma coordenada com os túneis da Estação Jardim Oceânico da Linha 4 e devem ficar prontos em meados de 2016. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, o Consórcio Construtor Rio Barra e a CET-Rio.

Publicidade
A obra é feita dentro dos canteiros da obra da Linha 4, na pista que segue para o Recreio e, em seguida, será realizado no sentido Zona Sul, não tendo inicialmente necessidade de mais interdições na via.
Linha 4 deve transportar 300 mil por dia
Publicidade
Segundo o governo, a Linha 4 do Metrô Rio vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora de pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A previsão é que a Linha 4 do Metrô entre em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.
Moradores e comerciantes da região podem buscar informações e fazer sugestões ou reclamações ao Consórcio Construtor Rio Barra na Central de Atendimento à Comunidade (CAC), na Avenida Armando Lombardi, nº 30. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Outros meios de buscar informações são através do telefone 0800 021 0620, pelo blog (metrolinha4.com.br), twitter.com/metrolinha4 ou através do e-mail: atendimento.ccrb@ccrblinha4.com.br.