Moradores da Região Metropolitana do Rio ainda sofrem com falta de energia
Ampla não cumpriu prazo para restabelecer fornecimento. Luz de sistema que leva água para região já voltou, porém moradores podem ficar até 72 horas com as torneira secas
Por tiago.frederico
Rio - Embora tenha informado que retomaria o fornecimento de energia para partes de Niterói, São Gonçalo e Magé até as 23h de quarta-feira, ainda no início da tarde desta quinta-feira, a Ampla não havia normalizado o serviço nas três cidades da Região Metropolitana do Rio. De acordo com a companhia, os fortes ventos de até 57 km/h, a chuva intensa e os raios causaram a falta de luz.
A empresa também afirma que a queda de árvores sobre a rede elétrica deixou muitos cabos partidos e equipamentos danificados. Segundo a distribuidora, em algumas localidades, suas equipes enfrentaram dificuldade de acesso a locais devido ao alagamento causado pela chuva e árvores tombadas em várias ruas.
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Em nota, a Ampla ressaltou que reforçou o atendimento emergencial, com 70 equipes extras que estão trabalhando desde ontem para restabelecer o serviço por completo. Ainda na nota, a companhia acrescentou que o fornecimento de energia da estação Imunana-Laranjal, da Cedae, foi normalizado por volta das 0h desta quinta-feira.
Devido às falhas constantes, o Procon instaurou nesta quinta-feira processo administrativo contra a Ampla. Fiscais constataram a parada do sistema Imunana-Laranjal, responsável pela distribuição de água em Paquetá, no Rio de Janeiro, e nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Além disso, até as 15h desta quinta-feira, diversos bairros das cidades afetadas ainda estavam com falta ou deficiência na distribuição de energia elétrica.
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A Ampla deve apresentar sua defesa em 15 dias e caso suas justificativas não sejam aceitas pelo Procon, a concessionária será multada - o valor será calculado a partir do relatório econômico com base na receita bruta da concessionária nos últimos três meses.
Sem luz e sem água
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Moradores de cidades da Região Metropolitana, além de sofrerem com a falta de energia durante a noite desta quarta-feira, madrugada e manhã desta quinta-feira, ficaram sem água nas torneiras devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica da Ampla, no final da tarde de ontem, que causou a parada do sistema Imunana-Laranjal.
A Cedae informou ontem à tarde que o sistema só voltaria a operar depois que a luz voltasse, porém, segundo a companhia de abastecimento, a carga do Imunana-Laranjal é retomada progressivamente e poderia levar até 5 horas para que chegasse ao total de 100% da produção.
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Ainda de acordo com a Cedae, o prazo para normalizar a distribuição de água nos municípios da Região Metropolitana pode levar até 72 horas após o retorno do fornecimento de energia. Durante este período, a orientação é que os consumidores economizem água, evitando atividades como, por exemplo, banhos demorados e lavar louça com a torneira aberta, dentre outras atitudes.
Faltou luz no Centro do Rio
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Na manhã desta quinta-feira também faltou luz no Centro do Rio, no entanto, de acordo com a Light, técnicos da companhia já normalizaram o fornecimento de energia para trechos de ruas afetadas, como as da região da Candelária, após reparo em equipamento de rede.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a falta de luz atrapalhou o funcionamento dos sinais de trânsito, situação que só foi normalizada por volta das 11h. Ainda de acordo com o órgão, equipes da CET-Rio atuaram na área durante o momento em que os semáforos ficaram apagados.