Por tiago.frederico
Rio - Embora tenha informado que retomaria o fornecimento de energia para partes de Niterói, São Gonçalo e Magé até as 23h de quarta-feira, ainda no início da tarde desta quinta-feira, a Ampla não havia normalizado o serviço nas três cidades da Região Metropolitana do Rio. De acordo com a companhia, os fortes ventos de até 57 km/h, a chuva intensa e os raios causaram a falta de luz.
A empresa também afirma que a queda de árvores sobre a rede elétrica deixou muitos cabos partidos e equipamentos danificados. Segundo a distribuidora, em algumas localidades, suas equipes enfrentaram dificuldade de acesso a locais devido ao alagamento causado pela chuva e árvores tombadas em várias ruas.
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Em nota, a Ampla ressaltou que reforçou o atendimento emergencial, com 70 equipes extras que estão trabalhando desde ontem para restabelecer o serviço por completo. Ainda na nota, a companhia acrescentou que o fornecimento de energia da estação Imunana-Laranjal, da Cedae, foi normalizado por volta das 0h desta quinta-feira.
Devido às falhas constantes, o Procon instaurou nesta quinta-feira processo administrativo contra a Ampla. Fiscais constataram a parada do sistema Imunana-Laranjal, responsável pela distribuição de água em Paquetá, no Rio de Janeiro, e nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Além disso, até as 15h desta quinta-feira, diversos bairros das cidades afetadas ainda estavam com falta ou deficiência na distribuição de energia elétrica.
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A Ampla deve apresentar sua defesa em 15 dias e caso suas justificativas não sejam aceitas pelo Procon, a concessionária será multada - o valor será calculado a partir do relatório econômico com base na receita bruta da concessionária nos últimos três meses.
Sem luz e sem água
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Moradores de cidades da Região Metropolitana, além de sofrerem com a falta de energia durante a noite desta quarta-feira, madrugada e manhã desta quinta-feira, ficaram sem água nas torneiras devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica da Ampla, no final da tarde de ontem, que causou a parada do sistema Imunana-Laranjal.
A Cedae informou ontem à tarde que o sistema só voltaria a operar depois que a luz voltasse, porém, segundo a companhia de abastecimento, a carga do Imunana-Laranjal é retomada progressivamente e poderia levar até 5 horas para que chegasse ao total de 100% da produção.
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Ainda de acordo com a Cedae, o prazo para normalizar a distribuição de água nos municípios da Região Metropolitana pode levar até 72 horas após o retorno do fornecimento de energia. Durante este período, a orientação é que os consumidores economizem água, evitando atividades como, por exemplo, banhos demorados e lavar louça com a torneira aberta, dentre outras atitudes.
Faltou luz no Centro do Rio
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Na manhã desta quinta-feira também faltou luz no Centro do Rio, no entanto, de acordo com a Light, técnicos da companhia já normalizaram o fornecimento de energia para trechos de ruas afetadas, como as da região da Candelária, após reparo em equipamento de rede.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a falta de luz atrapalhou o funcionamento dos sinais de trânsito, situação que só foi normalizada por volta das 11h. Ainda de acordo com o órgão, equipes da CET-Rio atuaram na área durante o momento em que os semáforos ficaram apagados.