Por paulo.gomes

Rio - Segundo o Climatempo, o feriado de Carnaval nesta terça-feira será chuvoso, inclusive no Grande Rio, e pode haver pancada de chuva forte. A previsão é de máxima de 31 graus no Rio e mínima de 21. Já o sistema Alerta Rio afirmou que choveu até 17 milímetros em alguns pontos do Rio em 24 horas. Santa Teresa, Urca, Tijuca, Rocinha e Vidigal foram os bairros mais atingidos pelas águas.

O temporal de domingo deixou vários bairros sem luz por até 24 horas no Rio e em pelo menos mais sete municípios da Região Metropolitana: Nova Iguaçu, Caxias, Niterói, São Gonçalo, Magé, Itaboraí e Maricá. Nas redes sociais, muita gente reclamou da falta de luz e de informação por parte das concessionárias, Light e Ampla. Houve relatos de moradores de Campo Grande e Jacarepaguá, na Zona Oeste; Marechal Hermes, Coelho Neto, Bento Ribeiro, Penha, Tijuca, São Cristóvão e Vicente de Carvalho, na Zona Norte, e Nova Iguaçu, na Baixada.

Em Niterói e São Gonçalo, moradores disseram estar sem energia desde às 19h30 de domingo. “A gente paga conta e não tem um serviço adequado”, reclamou Jaldeir da Matta, morador do bairro São Bento, em São Gonçalo. Ele explicou que tinha escolhido passar o feriadão em casa e que, por conta da falta de luz, a comida que comprou estava estragando. “Falta luz, falta água e os órgãos públicos não fazem nada”, ressaltou. Isadora Retche, de Curicica, também mostrou sua indignação. “Sem luz desde às 21h e a Light simplesmente não atende chamadas”, escreveu.

Segundo a empresa, áreas da Zona Oeste do Rio, Nova Iguaçu e Caxias (onde choveu granizo) tiveram sua rede danificada por ventos de até 80 quilômetros por hora e queda de galhos e árvores. Trechos da Penha, Campo Grande, Jacarepaguá e Nova Iguaçu ficaram sem energia até a manhã de segunda-feira.

Em nota, a Ampla informou que a ventania, a chuva intensa e a incidência de cerca de 12 mil raios causaram a interrupção do serviço em pontos de Niterói, São Gonçalo, Magé, Itaboraí e Maricá.

Os problemas foram provocados por conta da queda de árvores sobre a rede elétrica. Ampla e Light garantiram que o atendimento emergencial e os canais de comunicação foram reforçados.

Você pode gostar