Por adriano.araujo

Rio - O Tatuzão, equipamento usado na perfuração dos túneis da Linha 4 do metrô, chegou nesta quarta-feira à estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Com isso, o caminho para a estação General Osório foi totalmente aberto. Prevista inicialmente para o primeiro semestre de 2014, a conclusão do trecho atrasou um ano, já que a máquina ficou seis meses parada, no ano passado, devido a um afundamento causado no solo.

Apesar do atraso, o governador Luiz Fernando Pezão garantiu que o cronograma será cumprido e disse que a próxima fase não deverá causar rachaduras e outros problemas nos edifícios. Além do governador, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e colaboradores do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, acompanharam a chegada do ‘tatuzão’ ao local, vindo da Estação General Osório.

'Tatuzão' chega à local onde será construída estação Nossa Senhora da Paz%2C em IpanemaBruno de Lima / Agência O Dia

“O grande imprevisto que a gente teve foi a transição de um território de argila e pedra para uma área de areia. Tivemos que nos adaptar, fizemos obras de reforço das estruturas, dos prédios e agora o Tatuzão vai pelo meio da rua (em percurso subterrâneo) nos próximos quase 3 quilômetros, por isso a gente não espera um grande problema”, afirmou Pezão, salientando que o consórcio Linha 4 Sul monitora os riscos desde o início das obras e que a máquina atingiu a velocidade máxima.

Agora, o Tatuzão começa a escavar a Rua Visconde de Pirajá e a Avenida Ataulfo de Paiva. Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, o equipamento deve chegar à estação Jardim de Alah, na segunda quinzena de agosto, à estação Antero de Quental, na primeira quinzena de outubro, e, em dezembro, à Rua Visconde de Albuquerque, no final do Leblon. O percurso é de cerca de 2,8 quilômetros.

“Em dezembro, o Tatuzão sairá de serviço e teremos a conexão do túnel escavado em rocha, que está praticamente concluído da Barra da Tijuca à Gávea (faltam apenas duas detonações para a conclusão deste trecho), com o túnel que vem da Zona Sul”, explicou Osório.O secretário confirmou que a Linha 4 será inaugurada em junho de 2016, em operação assistida fora dos horários de pico. Em julho, o sistema entra em operação normal. Das seis estações, apenas a da Gávea não deve estar pronta para a Olimpíada.

O governador Pezão disse que a probabilidade de problemas como rachaduras agora é menor porque percorrerá o trabalho será realizado por ruas largas, sem acessar áreas com prédios. O secretário Carlos Osorio ressaltou que o tatuzão chegou na estação três semanas antes do previsto. A previsão é que a Linha 4 do metrô entre em operação assistida a partir de junho de 2016, fora do horário de pico.

Operários das obras da Linha 4 do metrô aguardam chegada do 'tatuzão' à estação Nossa Senhora da Paz%2C em IpanemaDivulgação

A Estação N. Sra. da Paz é a primeira a receber a máquina, batizada como Bárbara, em homenagem à santa padroeira dos operários de túneis. Ela é um das seis estações da Linha 4. A estação está completamente escavada e com acabamentos finalizados no acesso de passageiros pela Rua Joana Angélica. A estação vai beneficiar, a partir de 2016, 47 mil pessoas por dia.

Você pode gostar