Por adriano.araujo

Rio -Com a inauguração marcada para o próximo domingo, o Túnel Rio 450, que vai ligar a Rua Primeiro de Março até a Via Binário do Porto, vai receber diariamente 55 mil veículos. Entretanto, ele não deve ser ainda a solução para o caótico trânsito no Centro e Zona Portuária, conforme relatou o próprio prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante visita ao local na manhã desta quinta-feira

"O túnel é um presente para a cidade e que não vai resolver todos os problemas do trânsito, mas já serve para mostrar a primeira grande obra de mobilidade da Zona Portuária", disse. A solução segundo o prefeito, virá em 2016, quando o novo sistema viário da região portuária estiver concluído e a via expressa, com seu túnel, inauguradas.

O túnel, de 1.480 metros de extensão, funcioná no sentido Centro-Gasômetro, no contra-fluxo no horário de rush da manhã.

LEIA: Veja as mudanças que acontecerão com a inauguração do Túnel Rio 450

Prefeito Eduardo Paes não prevê melhorias no trânsito com o Túnel Rio 450Bruno de Lima / Agência O Dia

Segundo o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, a chegada ao Centro pela Zona Portuária será ainda mais problemática por conta do retorno do sentido original da Rua Sacadura Cabral, em direção ao Porto, o que vai sobrecarregar a Via Binário pela manhã. "Em compensação, os motoristas vão economizar metade do tempo da viagem na saída do Centro por conta do túnel", prevê Picciani.

Além da Rua Sacadura Cabral, a Avenida Rio Branco também vai voltar a operar somente no sentido Presidente Vargas, a partir da Praça Mauá. A Rodrigues Alves será totalmente fechada para a continuidade das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e urbanização da região. Mais de 20 linhas de ônibus que passavam pela Rua Acre voltarão a trafegar na Avenida Rio Branco. No total, 93 linhas municipais e intermunicipais terão seus itinerários alterados. 

Na manhã de hoje, o prefeito Eduardo Paes, os secretários municipais de Governo e Transportes, Pedro Paulo e Rafael Picciani, respectivamente, visitaram os ajustes finais feitos pelos operários no Túnel Rio 450. Eles percorreram todo o túnel e cumprimentaram todos os trabalhadores. 

Operários dão os retoques finais para inauguração do Túnel Rio 450%2C que vai ligar Rua Primeiro de Março à Via Binário do PortoBruno de Lima / Agência O Dia


Você pode gostar