Por tiago.frederico

Rio - Um vídeo enviado para o WhatsApp do DIA (98762-8248) mostra o trabalho dos bombeiros para resgatar o motorista de um coletivo da linha 773 (Pavuna-Cascadura), identificado apenas como Vitor, de aproximadamente 48 anos, na manhã desta quinta-feira. Ele ficou preso às ferragens, após colidir com um imóvel na Rua Carolina Machado, próximo da estação de trens de Madureira, na Zona Norte do Rio, pouco antes das 6h.

GALERIA: Ônibus invade loja, mata motorista e fere 23

O homem passou mal ao volante e acabou subindo na calçada, onde bateu em um bar. Ele ficou preso às ferragens por cerca de meia hora e foi o último a ser resgatado, mas acabou morrendo a caminho do hospital.

O jornaleiro Jorge Ferreira, que trabalha em uma banca na estação de Madureira, viu o momento em que o motorista foi resgatado.

Coletivo subiu a calçada da Rua Carolina Machado%2C em MadureiraCarlos Eduardo Cardoso / Parceiro / Agência O Dia

"Eu cheguei lá por volta das 6h10 e os passageiros já haviam sido socorridos. As ambulâncias chegaram muito rápido. Vi o motorista saindo com vida. Ele mexia o pé e fazia gestos com as mãos. Foi um aniversário muito triste", disse ele, que filmou a ação dos militares e enviou as imagens para o WhatsApp do DIA.

O acidente ocorreu por volta das 6h. Paredes e lajes do bar atingido pelo ônibus e de uma loja de imóveis que funciona bem ao lado acabaram desabando parcialmente. A frente do veículo ficou totalmente destruída.

Bombeiros do quartel de Campinho, com apoio de militares de Guadalupe, prestaram socorro ao motorista e aos 23 passageiros feridos no acidente, que foram socorridos pela janela de emergência do coletivo. As vítimas foram encaminhadas para os hospitais estaduais Albert Schweitzer, em Realengo, Carlos Chagas, em Marechal Hermes, municipal Salgado Filho, no Méier, e também para a UPA de Marechal Hermes.

O Consórcio Internorte, disse, em nome da empresa Vila Real, que "o motorista trabalhava há quatro anos na empresa e tinha uma conduta profissional considerada excelente, sem anotações na sua ficha cadastral".

No acidente, o ônibus bloqueou a entrada de uma vila de casas, impedindo moradores de entrar ou sair.

Técnicos da Defesa Civil municipal foram para o local vistoriar os dois imóveis atingidos pelo ônibus. De acordo com os engenheiros do órgão, os prédios de número 504 e 504 não sofreram danos estruturais, apenas desabamento parcial de trechos da fachada e do telhado, sem risco iminente de desabamento total.

Leitor registra acidente com ônibus na Rua Carolina MachadoSeguidor %40darlanmesq

Ainda de acordo com a Defesa Civil, para não haver risco aos pedestres, os revestimentos soltos foram retirados emergencialmente. A Comlurb também atua no local, retirando os entulhos. "A documentação referente à vistoria será encaminhada para os órgãos competentes visando notificação aos responsáveis para a realização das obras de recuperação. O local ficará isolado até a conclusão dos reparos", disse o órgão em nota.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura carioca, a Rua Carolina Machado teve duas faixas interditadas ao tráfego, mas, por volta das 7h37, apenas uma seguia bloqueada ao tráfego, após o fim do resgate das vítimas do acidente. O trânsito ficou lento em toda a extensão da via, com reflexos em Bento Ribeiro, Rocha Miranda e bairros adjacentes.

Fachada de bar e de loja ao lado desabaram Carlos Eduardo Cardoso / Parceiro / Agência O Dia

Um profissional excelente

O Consórcio Internorte, que representa a empresa Vila Real, responsável pela linha, disse em nota que o motorista trabalhava há quatro anos na empresa e tinha uma conduta profissional excelente.

Informou ainda que fornecerão as imagens das câmeras de vídeo do veículo, caso tenham sido preservadas, assim como os dados registrados pelo tacógrafo e pelo GPS.

Segundo a Defesa Civil, os imóveis atingidos pelo ônibus não sofreram danos estruturais, portanto, sem risco iminente de desabamento total. A Comlurb retirou os entulhos.</CW> A empresa informou que arcará com os custos dos reparos.

CONFIRA A RELAÇÃO DE VÍTIMAS DO ACIDENTE:

Hospital Carlos Chagas
- Marcos Vinicius V. de Lima, 21;
- Jorge Francisco S., 52;

Hospital Albert Schweitzer
- Rogério R., 50;
- Francisco A. P. do Nascimento, 28;
- José Ayrton N., 64;

Hospital Salgado Filho
- Joselineo B., 50;
- Wanderson G., 40;
- Marcos Aurelio S., 47;
- Jorge William B. Lemos, 44;
- Carlos Eduardo S. Pio, 50;

UPA - Marechal Hermes
- Maisa S. F. Pinto, 48;
- Wellington M. dos Santos, 19;
- Anderson C. Pontes, 30;
- Paulo O. Soares, 22;
- Arlindo David C. de Brito, 32;
- Alexander M. Soares, 41;
- Marizes S. Santanna, 39;
- Deividson O. de Almeida, 19;
- Ana Carolina S. de Miranda, 32;
- Sergio Lucas M. Costa, 20;
- Tatiane G. S. de Mattos, 34;
- Thiago S. Santos, 26;
- Tatiana Milena N., 36;

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista Victor N. da Silva, de 48 anos, morreu a caminho do Hospital Carlos Chagas.

As secretarias municipal e estadual de Saúde informaram que os 23 passageiros sofreram apenas ferimentos leves. Eles foram medicados e liberados, após darem entrada nas unidades, exceto José Ayrton N., de 64 anos, que permanece internado no Hospital Albert Schweitzer e apresenta estado de saúde estável.

Reportagem de Athos Moura, Marcello Victor, Paulo Henrique Gomes e Tiago Frederico

Você pode gostar