Por tiago.frederico

Rio - O número é impressionante. Levantamento feito pelo DIA mostra que, somente até as 14h30 desta sexta-feira, 12 ônibus se envolveram em acidentes na capital fluminense. As colisões envolvem tanto ônibus comuns quanto coletivo BRT Transcarioca e ocorreram no Centro e nas zonas Norte e Oeste. Ao todo, segundo números do Corpo de Bombeiros, pelo menos 21 pessoas ficaram feridas.

O primeiro, ocorrido no Centro do Rio, por volta das 7h23, envolveu dois coletivos. Eles bateram na Rua Visconde da Gávea, na altura da Avenida Marechal Floriano. Duas faixas da via ficaram interditadas até as 10h15. Motoristas enfrentaram retenções.

LEIA MAIS: Colisão entre carro e caminhão deixa idoso ferido em Del Castilho

Seis vítimas foram atendidas por bombeiros do Quartel Central e encaminhadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Elas foram identificadas como Vanda F. Souza, 36, Eliane T. Souza, 45, Sonia R. Aguiar, de 41 anos, Maria J. Gazoli, 58, Edeilson N. Silva, 37, e Antonio S. Santos, de 46 anos.

Ônibus do Consórcio Santa Cruz colide com outro coletivo na faixa seletiva da pista sentido Centro da Avenida BrasilSeguidor %40jefinhoojp

Minutos depois, às 8h, foi a vez de dois ônibus colidirem na Avenida Brasil, altura de Manguinhos. O acidente interditou a faixa seletiva da pista central, sentido Centro, e causou retenção no local. Agentes da CET-Rio orientaram motoristas. Os veículos foram retirados da via às 8h40. Bombeiros dos quartéis de Benfica e do Fundão foram acionados para o local. Os militares prestaram socorro a nove vítimas.

Para o Hospital Municipal Souza Aguiar, os bombeiros encaminharam Bruna C. Silva dos Santos, 25, Elaine Cristina B. Silva, 33, Maria do C. dos Santos, 51, Jenifer Cristina D. dos Santos, 22, e Wallace C. da Silva, 22. A Coordenação de Emergência Regional da Ilha do Governador (CER-Ilha) recebeu Edilson José de C., 47, Magno do C. Leite, 39, Leandro C. da Cruz, 35, e Luiz Carlos da S. Bizarro, de 24 anos.

Às 8h55, em Laranjeiras, também foi registrado um acidente envolvendo um ônibus e um carro na Rua das Laranjeiras, altura da Rua Soares Cabral. A via foi totalmente liberada às 10h13. Não há informação de vítimas.

A colisão entre um ônibus e um carro deixou o tráfego na Rua Uranos, em Ramos, em 'Siga e Pare', às 10h. O acidente ocorreu na pista sentido Penha e houve retenção na altura da Rua Senador Mourão Vieira. Agentes da Guarda Municipal atuaram no local. Os veículos foram retirados da via às 11h12. Também não se sabe se alguém ficou ferido.

Logo em seguida, às 10h27, no Centro, novamente um ônibus se envolveu em acidente. Foi na Rua Bento Ribeiro, na altura da Avenida Marechal Floriano, próximo do local onde mais cedo também foi registrado acidente com um coletivo. O trânsito apresentou retenções no local. O ônibus foi retirado do local às 11h09. O número de vítimas não foi divulgado.

Um minuto depois, às 10h28, dois ônibus colidiram na pista central da Avenida Presidente Vargas, na altura da Universidade Estácio de Sá. O acidente ocorreu na pista sentido Praça da Bandeira e houve necessidade de suspender a faixa reversível. Os coletivos foram retirados da pista às 10h48. Sem informação de vítimas.

No final da manhã, às 11h35, carro e ônibus bateram na Avenida Lúcio Costa, na altura da Toca da Traíra. A colisão na pista sentido Quebra Mar deixou o trânsito lento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A via só foi liberada às 12h05. Ainda não se sabe se alguém ficou ferido.

Dois minutos depois, às 11h37, em Madureira, na Zona Norte, outro ônibus colidiu com um carro. A pista sentido Oswaldo Cruz da Rua João Vicente apresentou lentidão, na altura da Rua Padre Manso. Os veículos foram retirados do local após dez minutos.

Por volta das 13h, um carro colidiu com ônibus articulado do BRT Transcarioca, que faz a linha Madureira-Fundão, na Avenida Vicente de Carvalho, na altura da estação Marambaia, no bairro da Zona Norte do Rio. De acordo com o consórcio que administra o serviço, o coletivo foi atingido pelo carro, que avançou o sinal e invadiu corredor expresso.

A colisão ocorreu na pista sentido Galeão e não houve interrupção na circulação do BRT, informou o consórcio, que disse que um desvio operacional foi montado no local. Bombeiros informaram que seis pessoas ficaram feridas, sendo quatro crianças, um homem e uma mulher. A identificação das vítimas não foi divulgada. Também não foi dito para onde elas foram encaminhadas.

Além disso, nesta sexta-feira, um ônibus enguiçou na Estrada do Mendanha, em Campo Grande, às 8h07. Uma faixa da pista sentido pista sentido Avenida Brasil ficou interditada, próximo da Rua Guandú Mirim, causando retenções no local. O mesmo ocorreu, às 14h02, na Avenida Brasil, quando um coletivo enguiçou na pista central, na altura do Caju, na pista sentido Centro.

Você pode gostar