Por adriano.araujo

Rio - Desde a mudança no ramal Saracuruna, no último dia 20, passageiros têm reclamado da necessidade de quem vem da estação terminal precisar fazer a transferência em Gramacho, o que, segundo eles, tem gerado muitos transtornos por conta da superlotação e demora na viagem. Nesta segunda-feira, uma fila gigantesca se formava fora da estação. Do lado de dentro, muita gente para pouco trem, que saíam lotados em direção à Central do Brasil.

LEIA MAIS: Passageiros reclamam das mudanças no ramal Saracuruna

Passageiros enfrentam longa fila do lado de fora da estação Gramacho. Transferência no loca para quem vem de Saracuruna tem causado transtornosLeitor Douglas Mendonça

Os feriados que ocorreram após a alteração no ramal amenizaram o transtorno, mas nos dia úteis a reclamação é a mesma: a transferência causa dor de cabeça. "Toda baldeação gera transtornos! Mesmo sem atrasos, os passageiros são obrigados a desembarcar aqui (Gramacho) e esperar outro trem. Seja com chuva ou sol, pois a plataforma não tem cobertura em sua totalidade", reclamou Douglas Mendonça, que utiliza diariamente o ramal Saracuruna. Segundo ele, um trem atrasou nesta manhã.

"Bilheteria com filas enormes na estação Gramacho nos dois lados", relatou um perfil no Twitter. "Caos na @SuperVia_trens Estação Gramacho, abarrotada e com atraso. Essa é a "melhoria" da Supervia!", falou outro internauta que estava no local. "Ainda não me conformei de parar em Gramacho para pegar outro trem, todos os dias", disse outra passageira.

LEIA TAMBÉM: Passageiros pedem nova linha para Saracuruna

Passageiro reclama que estação Gramacho tem pouca cobertura para a agora enorme quantidade de pessoas que recebeLeitor Douglas Mendonça

Questionada, a SuperVia disse que não há atrasos nesta manhã no ramal Saracuruna e que a superlotação tanto dentro quanto fora da estação Gramacho acontece por conta do "horário de pico, com maior movimento e a baldeação". Perguntada se as reclamações não seriam um caso para se pensar em ajustes na mudança, a concessionária informou que "está acompanhando e, se tiver que fazer alteração, a mesma será feita conforme for identificada a necessidade."

Saiba o que mudou

Com a mudança, o trem que antes partia a cada 30 minutos, em Saracuruna, agora passa a circular com intervalos de 20 minutos, no trecho entre Saracuruna e Gramacho.

Passageiros se espremem na plataforma da estação Gramacho%3A pouco espaço para muita genteLeitor Douglas Mendonça

Em Gramacho, os passageiros são obrigados a trocar de composição, na mesma plataforma, caso queiram seguir viagem até a Central do Brasil. A partir deste trecho, os intervalos são de 10 minutos, segundo a SuperVia.

No primeiro dia da mudança, no último dia 20, muitos passageiros reclamaram dos transtornos causados pela transferência em Gramacho. Morador de Gramacho, em Duque de Caxias, Thiago Menezes relatou, através do WhatsApp do DIA (98762-8248), que a SuperVia não estava conseguindo cumprir o intervalo prometido e reclamou que as composições estão circulando superlotadas.

"Tem muitas pessoas desinformadas, pelo menos nesse primeiro dia. Eles não estão conseguindo manter o que foi anunciado, que seria trens de 10 em 10 minutos, sem contar que os trens estão saindo absurdamente lotados, demorando muito nas estações. Tem passageiro que não está conseguindo entrar no trem nas outras estações", afirma Thiago, que avalia: "Isso porque essa semana é de feriadão. Imagine como vai ser semana que vem. Piorou muito uma situação que já não era boa".

Você pode gostar