Por adriano.araujo

Rio - Os cariocas devem preparar os casacos, já que a partir desta sexta-feira e durante o fim de semana as temperaturas não devem passar dos 29ºC. A frente fria que chegou nesta madrugada provoca chuva e ventos fortes nesta manhã e as temperaturas caíram, o que deve permanece nos próximos dias e fazer com que seja registrado recorde de frio na madrugada de domingo.

GALERIA: Frente fria traz chuva e vento forte no Rio

Hoje, de acordo com o Sistema Alerta Rio, haverá predominância de chuva fraca a moderada em diversos pontos, acompanhada de rajadas de vento moderado a forte, durante todo o dia. O dia amanheceu com forte neblina, prejudicando a vida dos motoristas e a operação nos aeroportos. As temperaturas vão variar entre 16°C e 28°C ao longo desta sexta-feira.

Frente fria traz chuva e ventos fortes no Rio%3B forte neblina prejudicou operação dos aeroportosCarlos Monteiro

Às 6h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), houve registro de rajada de vento forte na estação Marambaia (51,0 km/h). Um dos maiores registros foi feito ainda na noite de ontem, onde houve vendaval em vários pontos da cidade. A estação do Forte de Copacabana registrou ventos de 72 km/h às 23h.

?Mau tempo fecha aeroporto

O mau tempo que faz no Rio desde a noite dessa quinta-feira atrasou a abertura do Aeroporto Santos Dumont. De acordo com a Infraero, ao invés de abrir às 6h, o aeroporto abriu às 6h33, operando com o auxílio de instrumentos para manobras de pousos e decolagens. Dos 13 voos previstos até as 7h, dois foram cancelados, um sofreu atrasos e outro estava atrasado.

Além disso, segundo a Capitania dos Portos do Rio, um veleiro se chocou contra as pedras da cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont, na madrugada desta sexta-feira. De acordo com a capitania, a embarcação "se desprendeu, provavelmente da Marina da Glória, e se chocou contra as pedras da cabeceira da pista do Santos Dumont. A embarcação acabou virando e permanece no local". Não houve vítimas e não ocorreu poluição hídrica.

Uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro foi enviada ao local e o proprietário da embarcação foi notificado a apresentar um plano de remoção com urgência. Será aberto um procedimento administrativo, a fim de apurar as causas e circunstâncias do ocorrido, que tem a previsão para conclusão em 90 dias.

O acidente teria contribuído para o aeroporto abrir com atrasos, no entanto a Infraero nesta esta informação. Ainda no Santos Dumont, as aeronaves utilizam a cabeceira do lado oposto nesta manhã. O DIA procurou a Capitania dos Portos, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, está operando com o auxílio de instrumentos para as duas manobras nesta manhã. Segundo o Riogaleão, até o momento, não há registros de atrasos ou cancelamentos de voos em decorrência da operação do aeroporto.

Veleiro se desprendeu%2C provavelmente da Marina da Glória%2C e se chocou contra as pedras da cabeceira da pista do Aeroporto Santos DumontFabio Gonçalves / Agência O Dia

Fim de semana com chuva e temperatura baixa

A frente fria deixa todo o estado com tempo nublado e com pouco de chuva. Segundo o Climatempo, a queda da temperatura será bastante acentuada com a presença de ar polar, provocando frio, e o sol não vai dar o ar da graça.

Ainda de acordo com a empresa de meteorologia, há possibilidade de recorde de frio na madrugada do domingo. Neste dia, pode ser que o sol apareça timidamente, mas com temperatura agradável e máxima não passando de 29ºC.  

O inverno começa no dia 21 de junho, às 13h38, pelo horário de Brasília. Segundo o Inmet, a menor temperatura no Rio este ano foi de 14,4°C em 9 de maio.

Retorno ao Estágio de Normalidade

O município do Rio de Janeiro retornou ao Estágio de Normalidade às 10h desta sexta-feira, após ficar quase oito horas em Estágio de Atenção. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, os núcleos de chuva que atuavam sobre o município perderam intensidade e se dissiparam. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a ocasionalmente moderada.

O Estágio de Normalidade, primeiro em uma escala de três, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o Estágio de Atenção, o segundo, é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Você pode gostar