Por adriano.araujo

Rio - Quem usa os trens da SuperVia enfrentou transtornos na manhã desta quinta-feira, menos de 24 horas após problemas registrados na tarde de ontem. Um defeito na sinalização interrompeu a circulação de um trem, em Gramacho. Revoltados, passageiros invadiram os trilhos e tentaram impedir a circulação nas linhas que não foram afetadas, paralisando os ramais Saracuruna, Vila Inhomirim, Guapimirim e provocando atrasos em outros por quase quatro horas. Bombeiros foram acionados para socorrer três pessoas — duas passaram mal e outra sofreu uma queda durante a confusão. 

De acordo com a SuperVia, o problema ocorreu por volta das 7h próximo da estação Gramacho. Segundo a concessionária, uma das linhas foi afetada, mas outras duas continuaram livres e foi disponibilizado uma outra composição para o prosseguimento da viagem. Entretanto, revoltados com o transtorno provocado pelo defeito, muitos passageiros invadiram a via férrea em protesto e bloquearam as linhas por onde ainda circulavam os trens. Pedaços de madeira e pedras foram colocados nos trilhos para impedir a circulação. A PM foi acionada e negociou a saída do local.

LEIA TAMBÉM: Composições do metrô circulam com intervalos irregulares

Policiais negociam com passageiros saída da linha férrea. Usuários invadiram local após problema que gerou suspensão e atrasosCarlos Moraes / Agência O Dia

Em efeito cascata, o problema suspendeu os ramais Saracuruna, um dos mais procurados, Vila Inhomirim e Guapimirim. A Linha Gramacho operou com intervalos irregulares e o Ramal Belford Roxo também tinha um grande atraso.

Por volta das 9h40, os técnicos finalizaram os reparos e a circulação foi liberada em alguns trechos. As estações entre Gramacho e Saracuruna permaneceram fechadas, assim como nos ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim. O ramal Gramacho voltou a operar, mas somente a partir da estação Corte 8 até a Central do Brasil. Às 10h50, as estações foram abertas, mas ainda havia atrasos.

Nas redes sociais, passageiros mostraram indignação com a situação, que muitos dizer ser rotina. "Manhã de caos na @SuperVia_trens. Ramais Gramacho e Belford Roxo interrompidos", disse um seguidor através do Twitter ?O DIA 24 Horas (@odia24horas). "Nenhuma surpresa o que ocorre em Gramacho. Uma hora a confusão iria acontecer", falou Fabio Freitas (@FabioFreita15).

Os passageiros socorridos pelo Corpo de Bombeiros foram Lissandra A. da Silva, de 40 anos, Jaqueline S. de Oliveira, de 32 anos, e Paulo C. da Silva, de 67 anos. Segundo os agentes, Paulo, que sofreu a queda, foi encaminhado para o Hospital Municipal Moacir Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias. A Secretaria Municipal de Saúde do município informou que ele teve fratura da tíbia e vai ser operado. O estado de saúde da vítima é estável.

Passageiros invadiram linha férrea próximo da estação GramachoWhatsApp O DIA (98762-8248)

LEIA MAIS

Trens apresentam intervalos irregulares devido a problema na rede aérea

Trem bate em caminhão e interdita ramal da Supervia

Agetransp apura problema

Em nota, a Agetransp, que regula o transporte metroviário, abriu um boletim de ocorrência para apurar as causas do problema na sinalização. Técnicos da agência acompanharam os transtornos causados pelo defeito.

A Agetransp também vai avaliar o atendimento prestado pela SuperVia aos passageiros após o problema. A concessionária pode ser multada. O Procon Estadual também enviou uma equipe para o local para fiscalizar as causas do problema desta manhã.

Estações ficaram lotadas após problema na sinalização em GramachoWhatsApp O DIA (98762-8248)


Você pode gostar