Por tiago.frederico

Rio - Pouco mais de 100 quilos de lixo, sendo 26 quilos recicláveis, foram retirados no final de semana das Ilhas Cagarras, no litoral do Rio. O Projeto Ilhas do Rio, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, encontrou resíduos tanto em áreas terrestres quanto em regiões subaquáticas. Participaram da ação especialistas da área ambiental, pescadores, membros de organizações não-governamentais, funcionários de órgãos ambientais, mergulhadores, esportistas, além de estudantes de biologia e oceanografia.

Mergulhadores qualificados fizeram a limpeza subaquática, retirando lixo submerso e objetos de pesca abandonados, sem afetar a biodiversidade marinha. Todo o material recolhido foi transportado diretamente para a Colônia de Pescadores Z-13, no Posto 6 de Copacabana, e doados à Cooperativa Popular dos Amigos do Meio Ambiente (Coopama), no Jacaré.

Mutirão retira lixo das Ilhas CagarrasDivulgação / Rhégia Brandão

Realizado pelo Instituto Mar Adentro e patrocinado pela Petrobras, o mutirão teve sua quinta edição realizada, neste fim de semana, no Monumento Natural das llhas Cagarras (MoNa Cagarras). O Arquipélago das Cagarras é formado por sete ilhas e rochedos (Laje da Cagarra, Cagarra, Filhote da Cagarra, Matias, Praça Onze, Comprida e Palmas). O conjunto fica localizado a cerca de 5 km ao sul da praia de Ipanema.

Não há consenso sobre a origem do nome. Segundo o site www.cagarras.com.br, a mais aceita é que seria devido à grande quantidade de excremento das aves marinhas que habitam ou sobrevoam o arquipélago. Elas se alimentam principalmente de peixes e, depois, excretam o excesso de cálcio de suas refeições nas encostas rochosas das ilhas, manchando-as de branco.

Equipe que participou do mutirãoDivulgação / Rhégia Brandão


Você pode gostar