Por adriano.araujo

Rio - Durante coletiva de imprensa na inauguração da pista de ciclismo BMX, no Complexo Esportivo de Deodoro, o prefeito Eduardo Paes comentou a questão da margem líquida de lucro da Lamsa, que administra a Linha Amarela, ser superior à da média do setor. De acordo com ele, a prefeitura iniciou uma negociação com a empresa para rever o contrato.

O secretário de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Jorge Arraes, espera concluir em setembro os termos do acordo, que poderá reduzir a tarifa ou fixar um valor de outorga a ser pago à prefeitura.

Eduardo Paes revela durante inauguração no Complexo Esportivo em Deodoro possibilidade de reduzir pedágio da Linha AmarelaEstefan Radovicz / Agência O Dia

?Pista de BMX dos jogos Rio 2016 é apresentada

O prefeito Eduardo Paes inaugurou a pista de ciclismo BMX em cima de uma bicicleta. O espaço vai receber 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas nos Jogos de 2016.

A prefeitura estima que 1,5 milhão de pessoas, de 10 bairros e municípios da Baixada, frequentarão o complexo, que terá 4 mil metros quadrados de área.

Na primeira volta dos atletas, porém, um susto: o ciclista Márcio Cleiton, de 32 anos, de Duque de Caxias, sofreu uma queda. “Foi um pequeno deslize, mas nada grave”, assegurou.

LEIA MAIS: Pista de BMX dos jogos Rio 2016 é apresentada por Eduardo Paes

Eduardo Paes inaugurou neste domingo a pista de ciclismo BMX do Complexo Esportivo de DeodoroEstefan Radovicz / Agência O Dia

Aplicativo para taxistas em estudo

Um aplicativo que vai permitir que o passageiro avalie o taxista e pague as corridas com cartões de crédito ou débito está sendo avaliado pela Prefeitura do Rio. A informação foi confirmada ontem pelo prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração da pista de ciclismo BMX, no Complexo Esportivo de Deodoro.

Paes criticou os serviços prestados pelos taxistas e disse ainda não haver prazo para a implementação da novidade tecnológica. “As críticas quanto a prestação de serviço por muitos taxistas, como negações de corrida, ainda são muito fortes. O novo aplicativo vai ajudar o município a fiscalizar os maus profissionais, que poderão ter até a carteira e a permissão cassadas”, adiantou o prefeito, admitindo falhas na fiscalização no setor. “Não há como ter 40 mil fiscais nas ruas”, argumentou.

A ideia surge num momento em que há conflitos entre taxistas e condutores do aplicativo Uber. Há quase uma semana, a Câmara Municipal do Rio aprovou o projeto de lei que proíbe a circulação de motoristas que façam transporte particular de passageiros. Paes tem mais uma semana para decidir se sanciona ou veta a medida.

Para o prefeito, o uso de novas tecnologias será o principal aliado para ter um serviço de boa qualidade.

SAIBA MAIS: Aplicativo próprio para taxistas está em estudo, revela prefeito

Mais polêmica 

Sobre o episódio envolvendo o alemão Erik Heil, medalha de bronze no evento-teste Aquece Rio, na semana passada, na classe 49er, o prefeito voltou a minimizar. “Não sou médico para a avaliar a situação. O que eu posso dizer é que tivemos outros eventos-teste na Baía de Guanabara, com cerca de 400 atletas, e nenhum problema foi relatado”, disse.

O esportista foi hospitalizado com quatro inflamações nas pernas e uma no quadril, segundo o site especializado Sail World. De acordo com o relato, uma das inflamações começou durante a competição na Baía de Guanabara. As outras surgiram durante o voo que o levou de volta a seu país. O atleta teria sido removido numa ambulância, com destino ao hospital Charité, de Berlim, assim que deixou a aeronave.

Antes da apresentação da pista, o prefeito participou com o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, da celebração pelos 100 anos do bairro Magalhães Bastos, na Zona Oeste, na Igreja São José Operário. O bairro hoje é um canteiro de obras. Seus fundadores devem estar orgulhosos”, comentou. Ele lembrou que poupou a desapropriação de 500 moradias no bairro.

Você pode gostar