Por nicolas.satriano

Rio - Somada à chuva, a saída para o feriadão de 7 de Setembro colaborou para o congestionamento de veículos em vias importantes da cidade na noite desta sexta-feira. Nada menos que 16 delas apresentaram retenção, segundo o Centro de Operações da prefeitura carioca. Apesar disso, o esquema de monitoramento mostrou que, por volta das 18h30, a pista molhada e o horário de 'rush' foram decisivos para a lentidão. Aqueles que saíam para aproveitar o fim de semana prolongado contribuíram para a lentidão somente em algumas áreas específicas.

É o caso da Linha Vermelha, que dá acesso à  Rodovia Washington Luís, e da Ponte Rio-Niterói, principal saída para a Região dos Lagos, que exigiram paciência dos motoristas. Na Ponte, a travessia no sentido Niterói levou mais de uma hora para ser feita. Devido a isso, os reflexos do fluxo de carros quase parado chegaram a Maguinhos, na Avenida Brasil. Já no sentido Zona Oeste da via, a retenção atingiu os motoristas que trafegavam entre os bairros Penha e Irajá, e de Realengo até Bangu. A Linha Vermelha, no sentido Baixada Fluminense, esteve complicada entre São Cristóvão e Infraero. No sentido contrário, para o Centro, os motoristas perderam tempo entre o Fundão e o Caju. 

Outros vias não deixaram de lado a tradição e continuaram a testar a sanidade dos motoristas. É o caso do Elevado e Avenida Paulo de Frontin, no sentido Praça da Bandeira, e Túnel Rebouças, para quem ia para o Rio Comprido. Na Zona Sul da cidade não poderia ser diferente. As ruas São Clemente e Mena Barreto apresentavam lentidão em toda a extensão da via. Na mesma região, a Av. Borges de Medeiros também esteve parada, em toda extensão, no sentido Rebouças.

O motorista que seguia para a Zona Oeste do Rio começou a peregrinaçã na Autoestrada Lagoa-Barra, sentido Barra, ao longo da via. No sentido contrário, para a Lagoa, o problema no trânsito veio desde o Fashion Mall. 

Já na Barra, a Av. das Américas, sentido Recreio, entre o Città América e a Cidade das Artes, também apresentou retenção, assim como na Av. Ayrton Senna, sentido Linha Amarela, entre a orla e a Vila do Pan, e, sentido orla, entre a saída da Linha Amarela e o Terminal Alvorada. 

Outra via importante é a Linha Amarela, que teve retenção no sentido Barra, de Bonsucesso até a Praça do Pedágio e, depois, do Túnel da Covanca até a Av. Ayrton Senna. No sentido Fundão, de Engenho de Dentro até a Linha Vermelha.


Você pode gostar