Por adriano.araujo

Rio - Passageiros dos ônibus que ligam o Centro à Zona Oeste enfrentam nesta segunda-feira o primeiro dia útil da extinção de linhas que faziam este trajeto e também tinham ponto final na Zona Sul da cidade. As mudanças em 11 linhas começaram no último sábado e muita gente ainda está confusa e reclama das alterações. A principal reclamação é a falta de informação e a necessidade de baldeação para ir ao destino final.

"Achei pior porque agora tenho que pegar dois ônibus, estou levando 15 minutos a mais, isso se o trânsito estiver bom", disse o estudante Ticiano Ramos, que vem da Barra da Tijuca para o Aterro.

A garçonete Luciene Morais, de 43 anos, trabalha no Rio Sul e também vem da Barra da Tijuca. Segundo ela, está difícil diferenciar quais ônibus atualmente fazem os antigos trajetos. Ontem, na volta para casa, ela esperou cerca de uma hora por um ônibus, sem saber das novas alterações.

A Rio Ônibus informou que equipes dão informações aos passageiros em 11 pontos da cidade, podendo ser reposicionadas de acordo com a demanda. A maior parte delas estão nesta manhã Terminal Alvorada e em alguns pontos do Recreio.

No período da tarde o foco muda para a Central do Brasil, Rio Branco e Castelo. Segundo o sindicato das empresas de ônibus, os agentes de informações estão desde a terça-feira passada com placas e distribuindo panfletos sobre as alterações. A previsão é que fiquem até o final de semana, podendo ficar mais tempo se necessário.

Esta é a primeira etapa das mudanças que serão adotadas pela prefeitura em toda a cidade. A projeção é que 70 linhas sejam extintas. A segunda etapa será em 24 de outubro e a terceira está prevista para 5 de dezembro.

Mudanças começaram no sábado

Esta é a primeira etapa das mudanças que serão adotadas pela prefeitura em toda a cidade. A projeção é que 70 linhas sejam extintas. A segunda etapa será em 24 de outubro e a terceira está prevista para 5 de dezembro. 

Seis linhas que iam diretamente da Barra, do Recreio e de Vargem Grande (Piabas) para o Centro, passando pela Zona Sul, foram extintas. Também não existem mais cinco linhas que iam para a Gávea e para o Leme.

LEIA MAIS: Passageiros reclamam das novas rotas de ônibus no Rio

Agora, para chegar ao Centro pela Orla partindo da Zona Oeste, é necessário pegar dois ônibus em vez de um. Por isso, foram criadas quatro linhas (integradas), duas partindo do Alvorada, uma do Recreio e outra de Vargem Grande, todas com destino ao Shopping RioSul, em Botafogo, ponto final das novas integrações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), as mudanças ocorrem porque muitas linhas fazem trajetos semelhantes e circulam com os ônibus vazios, prejudicando o trânsito nas ruas da cidade.

Ao final da implementação de todo o projeto, previsto para março de 2016, haverá 35% de redução da frota que passa pela Zona Sul da cidade. O objetivo é acabar com a sobreposição das linhas, a disputa por passageiros nos pontos e, assim, garantir mais fluidez no trânsito e menos tempo de viagem.

A Secretaria ressalta, em nota, que o objetivo das medidas não é dificultar o acesso entre as regiões da cidade. A SMTR estima, ainda, que a racionalização da frota vai gerar melhoria de desempenho nos corredores BRS de 30%.

A RioCard está disponibilizando vendedores do Bilhete Único Carioca (BUC) nos pontos do RioSul e da Casa Daros, em Botafogo, nesta semana. O cartão custa R$ 4,40 e vem com uma passagem. Nesses locais, também há cartazes com as informações dos trajetos e agentes para tirar dúvidas.


Reportagem da estagiária Clara Vieira

Você pode gostar