Por adriano.araujo

Rio - O município do Rio retornou, às 13h53 desta quinta-feira, ao Estágio de Normalidade após uma manhã de trânsito caótico da Zona Norte a Zona Sul na manhã, nesta quinta-feira. Um único acidente de trânsito conseguiu paralizar o fluxo de veículos em toda a cidade. O acidente aconteceu na Avenida Brasil. Um ônibus da Viação Tinguá bateu em uma moto. O motociclista, o PM do Batalhão de Choque Rafael Rezende Barbosa, de 31 anos, morreu na hora. A perícia demorou a chegar ao local e corpo não foi removido, provocando um efeito em cascata no trânsito.

A cidade estava desde as 10h12 em Estágio de Atenção, o segundo nível em uma escala de três. O Estágio de Atenção significa que um ou mais incidentes impactam pelo menos uma região, provocando reflexos relevantes na mobilidade.

Apesar da liberação da via expressa, algumas regiões da Zona Norte e do Centro do Rio permaneciam com o trânsito ruim nesta tarde. Havia retenções no Trevo das Forças Armadas, sentido Avenida Brasil; Via Binário, sentido Avenida Brasil, desde a Rua Rivadávia Corrêa; Radial Oeste, sentido Centro, ao longo da via; Avenida Marechal Rondon, sentido Centro, desde o Túnel Noel Rosa; Rua São Francisco Xavier, ao longo da via, sentido Centro; e Avenida Professor Manuel de Abreu, desde a Rua Pereira Nunes, sentido Centro.

GALERIA: Rio tem trânsito caótico após colisão na Av. Brasil

Ônibus foi parar na pista lateral%2C no sentido Zona Oeste%2C após atravessar pista e atingir motociclista Leitor Leonardo Carvalho / WhatsApp O DIA (98762-8248)

Segundo testemunhas, o ônibus vinha na faixa reversível sentido Centro quando bateu na moto, que ficou presa embaixo do coletivo e foi arrastada. 

O corpo ficou mais de duas horas no local à espera da perícia. O Centro de Operações da Prefeitura informou que a perícia foi acionada por volta das 8h20. Mesmo com a operação montada para os peritos se deslocarem de Irajá ao local do acidente, eles só chegaram ao destino por volta de 9h40 e terminaram o trabalho de perícia às 10h25.

O corpo do policial ainda ficou cerca de 30 minutos até a chegada do veículo da Defesa Civil Estadual, responsável pela remoção do corpo, que saiu da Praça da Bandeira às 10h e só chegou cerca de 50 minutos depois. A pista lateral da via expressa no sentido Zona Oeste foi liberada às 11h34, mais de três horas depois do fechamento.

Segundo a PM, a arma do policial atropelado foi furtada e um procedimento interno foi aberto pelo batalhão para apurar o fato. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).

Trânsito congestionado na Praça da BandeiraLeitora %40nealima


Pelo menos 10 feridos no acidente

Pelo menos 10 pessoas também teriam ficado feridas, mas o Corpo de Bombeiros — que chegou mais de uma hora depois do acidente — disse que apenas três foram socorridas. João B. Rodrigues, 31 anos, Leidejane O. Santos, 43 anos, e Kelly Cristina P. da Silva, 35 anos, foram levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e não há informações sobre o estado de saúde deles.

Os reflexos do acidente atingiram as principais vias da cidade da Zona Norte a Zona Sul, como Linha Amarela, avenidas Francisco Bicalho, Rodrigues Alves, Presidente Vargas, Professor Pereira Reis, Viaduto do Gasômetro, Trevo das Forças Armadas, Via Binário, Praça da Bandeira, Radial Oeste e o Túnel Rebouças. Na Ponte Rio-Niterói, o tempo de travessia no sentido Rio chega a 72 minutos.

Ruas de diversos bairros do Centro, zonas Norte e Sul também foram afetadas pelo acidente. Na região da Tijuca, houve congestionamentos na Avenida Paulo de Frontin, a partir da altura da Rua João Paulo I, sentido Avenida Francisco Bicalho; Rua Haddock Lobo, Avenida Maracanã, a partir da Rua São Francisco Xavier, sentido Centro; No Centro da cidade, teve retenções na Rua Rivadávia Correia, Viaduto 31 de Março, sentido Santo Cristo, túneis Rebouças e Santa Bárbara, ambas no sentido Centro; os motoristas também enfrentaram complicações nas avenidas Dom Hélder Câmara, sentido Benfica, e na Leopoldo Bulhões, também sentido Benfica. Vias da Lagoa, Humaitá, Botafogo, Gávea e São Conrado também foram impactadas.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que foi prorrogado o funcionamento das faixas reversíveis das avenidas Professor Manuel de Abreu, no Maracanã, e Visconde de Niterói, na Mangueira. 

A pista central foi a primeira a ser liberada, às 9h35, assim como uma faixa que era usada como reversível com a finalidade de desafogar o trânsito. Entretanto, a pista lateral permaneceu fechada até 11h34. O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, determinou o reforço na operação nos trens e metrô até a normalização do tráfego. Ele também pediu para quem fosse se deslocar para as regiões afetadas que dessem preferência a estes modais.

Passageiros e motoristas se queixam

Presos no trânsito, muitos passageiros de ônibus e motoristas reclamaram dos transtornos causados pela demora para se desfazer a cena do acidente, que precisava passar pela perícia da Polícia Civil. "Basta um acidente em via expressa para o Rio parar. Nossa mobilidade urbana é uma piada", disse o professor Marcus Costa, que ficou preso no trânsito na região da Tijuca. 

A opção para os motoristas era a Linha Vermelha, que tinha condições melhores em direção à Baixada.

Trânsito na Avenida Brasil ficou caótico após acidente em BenficaCarlos Eduardo Cardoso / Parceiro


Você pode gostar