Por tiago.frederico
Rio - Uma ventania pode ser a principal causa da destruição de metade da armação metálica de 85 metros de altura da Árvore de Natal da Lagoa, na madrugada de sexta-feira. Por conta do incidente, a Backstage - empresa que monta a estrutura desde 1996, considerada a maior do gênero, flutuante, do mundo - foi obrigada a adiar a inauguração para outra data, ainda não definida. Segundo testemunhas, parte do esqueleto desabou às 4h30, assustando pescadores do Parque dos Patins, próximo ao local onde a árvore é montada.
“Depois de duas rajadas de vento, escutamos um forte barulho. Achamos inicialmente que o telhado de nossas casas tinham sido arrancados”, contou o pescador Paulo Marins, de 61 anos. “Já presenciamos ventos mais fortes em outros anos, mas a árvore nunca foi tão afetada”, afirmou Alexandre Oliveira, 40.
A ventania da madrugada de sexta-feira derrubou parte da Árvore da Lagoa. Inauguração que seria no dia 28 foi adiadaErnesto Carriço / Agência O Dia

A hipótese de uma suposta sabotagem, que chegou a ser cogitada por pessoas atraídas pelo cenário de destruição da árvore pela manhã, foi descartada pela Backstage. As especulações ocorreram depois que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que no horário do incidente foram registrados apenas ventos com intensidade máxima de 31 Km/h, classificados como moderados.

Publicidade
“Não houve outro dano nos arredores. Nenhuma árvore, por exemplo, caiu nas imediações da Lagoa. Estranho”, argumentou o eletricista Manuel Silva, 48. “A estrutura da árvore foi projetada para condições análogas a uma plataforma de petróleo em alto mar, com capacidade para suportar ventos de até 120 km/h. Até o momento (16h40) não temos mais informações”, afirmou, em nota, a direção da Backstage, que não registrou o ocorrido na polícia.
Paulo Marins ouviu o barulho e achou que a casa estava desabandoErnesto Carriço / Agência O Dia

Engenheiros vão concluir relatório no domingo. A imagem da árvore semi-destruída acabou atraindo curiosos. “Ouvi a notícia pelo rádio às 5h30 da manhã e corri para cá para ver o que tinha ocorrido”, comentou o pedreiro Jurandir Lessa, 81, de Duque de Caxias, na Baixada. A manobra para transportar a árvore, patrocinada pela Bradesco Seguros, até o meio da lagoa, estava marcada para as 5h. Ninguém teria se ferido.

Verão carioca terá mais raios que no ano passado

Moradores do Rio e demais estados do Sudeste devem se preparar. De acordo com alerta do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além dos ventos, meteorologistas prevêem um aumento de temporais com descargas elétricas da ordem de 20% nesta região no próximo verão, que começa no dia 21 de dezembro.
Publicidade
A previsão, segundo o coordenador do ELAT, Osmar Pinto Junior, se baseia na análise do fenômeno El Niño, que começou em julho e já é considerado de grande intensidade. “O El Niño, fez com que as águas do Oceano Pacífico estejam atualmente bem mais quentes, a quase 2,5 graus acima da média histórica. É a terceira mais alta já registrada desde 1950”, advertiu Osmar.
Apesar dos estragos, o carioca levou na gozação o incidente com a Árvore de Natal da Lagoa. Nas redes sociais, internautas brincaram com o assunto. “A Tijuca está de braços abertos para receber os visitantes da única árvore flutuante do Rio”, postou Gilberto Vitor, no Instagram. “Puxa, a Árvore da Lagoa caiu primeiro que o Vasco”, provocou Gilberto Cassius Pereira, no Facebook.