Por tiago.frederico
Rio - O metrô terá um esquema especial de funcionamento no próximo fim de semana, último do Carnaval. Para atender aos foliões e ao público que comparecerá à Marquês de Sapucaí para o Desfile das Campeãs, o serviço irá operar sem interrupção, das 5h de sábado às 23h de domingo. Neste período, os trens farão da Linha 2 farão trajeto direto entre as estações Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.
Para evitar filas, a concessionária MetrôRio recomenda aos usuários a compra com antecedência do cartão pré-pago. Os cartões unitário da empresa, o Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão Riocard também serão aceitos.
Publicidade
Marquês de Sapucaí e Terreirão do Samba
Quem vai assistir ao evento nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque pela estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os usuários que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.
Publicidade
Blocos no Centro
O Blodo das Poderosas, da Anitta, e o Monobloco desfilam pelas ruas do Centro, no sábado e no domingo, respectivamente. As estações Carioca e Uruguaiana são as opções indicadas para embarque e desembarque. Na Carioca, haverá serviço de bilheteria externa, localizado no acesso Rio Branco. A estação Cinelândia estará fechada no fim de semana, assim como as estações Presidente Vargas, Cinelândia e Catete fecharão, que fecham à meia-noite de sexta-feira para sábado, reabrindo somente às 5h da segunda-feira.
Publicidade
Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do domingo. São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.
Como alternativa, todas as estações possuem máquinas de autoatendimento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00 (exceto as estações Praça Onze, Carioca, General Osório, Cinelândia, Glória e Uruguaiana). A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado, mas observando-se o prazo de uso de dois dias após a compra.
Publicidade
Metrô Na Superfície
As linhas do Metrô Na Superfície Ipanema-Gávea e Botafogo-Gávea funcionarão normalmente: no sábado, entre 5h30 e 23h, e domingo, entre 7h30 e 22h. O itinerário das linhas de extensão poderá sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito e com as orientações da CET-Rio ou da Guarda Municipal.