Por ramon.tadeu

Rio - Craque na arte de cozinhar, a dona de casa Celma Aquino da Silva, de 60 anos, 45 deles dedicados às panelas, já escolheu o prato que fará no concurso do 10º Festival Grastronômico de Tinguá: caldeirada de frutos do mar com creme de aipim. “Meus quitutes são muito famosos desde a primeira edição. Consigo esvaziar meu estoque em pouco tempo”, celebra.

Focado na gastronomia local, à base do aipim, o Festival, de 1º a 17 de agosto, será no Parque de Eventos de Tinguá, em Nova Iguaçu, numa área de 200 mil metros quadrados, próximo à reserva biológica da cidade. Haverá também um espaço para estacionamento gratuito com 5.000 vagas.

Celma participa do concurso culinário todos os anosEstefan Radovicz / Agência O Dia

Este ano, o Festival Gastronômico será subdividido em três categorias: o Arraiá Iguaçu, nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, que receberá a grande final do campeonato estadual de quadrilha junina; a tradicional Festa do Aipim, entre os dias 6 e 10 de agosto, com barracas de comida, rodeio e shows de Fernandinho, Ivete Sangalo, Luan Santana e outros artistas.

Para encerrar a festança, nos três últimos dias (15, 16 e 17 de agosto), será realizado o Nova Iguaçu Moto Show, reunindo mais de 50 motoclubes da cidade. A expectativa é de receber 500 mil pessoas durante todo o evento, com média de 29 mil por dia.

Como Celma Aquino, outros nove cozinheiros inscritos no concurso gastronômico estão sendo treinados pelo Instituto Meta para manipular e preparar corretamente os alimentos. “Aprendi a fazer um bolo cremoso de aipim como ninguém, sem contar as experiências técnicas de cozinha”, diz Celma.

Artesãos trabalham duro para que tudo fique pronto antes do festivalEstefan Radovicz / Agência O Dia

Além desses, 10 profissionais foram selecionados para comandar as 20 tendas de gastronomia que estão sendo montadas na região. “Depois que a festa terminar, os cozinheiros de Tinguá estarão preparados para começar o seu próprio negócio”, garante a coordenadora do projeto de capacitação, Ana Mello.

No sábado, dia 9 de agosto, o toque de beleza ficará por conta do concurso que vai eleger a Rainha do Aipim, nas categorias mirim e adulta. Dez candidatas de cada modalidade concorrerão. 

Entre elas, uma das mais animadas é a modelo Patrícia Oliveira, de 24 anos. “Quero entrar na passarela com meu psicológico completamente preparado. Sendo assim, o resto flui”, diz Patrícia.

Mayara Queiróz, 17 anos, outra candidata, aposta na simpatia. “Vou mostrar todo o meu carisma e que tenho capacidade de representar a cidade”, afirma ela, que pensa em ser modelo profissional.

As candidatas a Rainha do Aipim apostam na beleza Estefan Radovicz / Agência O Dia

De olho na festa e também na natureza

Para colocar o Festival Gastronômico de Tinguá de pé, há uma equipe de profissionais, também preparados pelo Instituto Meta, que pega pesado nos bastidores. São costureiras, marceneiros, eletricistas, pintores e artistas de Tinguá que se revezam em um barracão atrás do Parque de Eventos — onde será realizado o festival —, no Centro da cidade.

Eles usam, em grande parte do trabalho, material reciclado. “Dá pra fazer um trabalho lindo sem ter de agredir o meio ambiente. O nosso foco é o reaproveitamento de materiais recicláveis”, conta a artista plástica Alzirene Dias, 38 anos, 10 deles se dedicando à sustentabilidade.

Pela segunda vez atuando como marceneiro no barracão, Edivaldo Rodrigues, 53 anos, não esconde a emoção: “É uma alegria sem tamanho quando vemos tudo montado. Melhor ainda quando fazemos parte disso”.

Treinados pelo Instituto Meta%2C os artesãos capricham na belezaEstefan Radovicz / Agência O Dia

Conhecido pela criatividade, quem lidera o grande grupo de profissionais é o produtor cultural Fernando Leitão, de 34 anos. Segundo ele, “quando o festival teve sua primeira edição, há 11 anos, contava com apenas seis pessoas. Este ano, são mais de mil envolvidos”.

De acordo com o secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Wagner D’Almeida, um dos principais objetivos do evento é gerar renda. “Há uma preocupação em estimular a economia da comunidade. Para isso, estamos aproveitando e qualificando a mão de obra local. Queremos que tudo seja feito por profissionais da região. Isso sem contar a geração de mais de mil empregos diretos e indiretos gerados para a realização do festival”, destacou o secretário.

Confira as atrações nos dias de festaArte O Dia


Você pode gostar