Por marcelle.silva

A segunda edição do Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti, evento que reúne escritores, artistas, ativistas e pensadores do Brasile do exterior, que começa nesta terça-feira (18), trará o tema Violências simbólicas e igualdade radical - desafios, propostas e perspectivas. Até o dia 22 de novembro o público poderá contar com uma programação gratuita diversificada, com palestras, feira do livro, oficinas, espetáculos culturais, mostra temática de cinema, trem do samba, momentos celebrativos em comemoração ao aniversário de 104 anos da Revolta da Chibata e ao Dia Nacional da Consciência Negra, entre outros eventos. O FLIDAM é realizado em parceria entre o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a Prefeitura Municipal de São João de Meriti e a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM).

O FLIDAM 2014 terá atrações nacionais e internacionais, como a artista, poetisa e ativista da cultura Hip Hop norte-americana, Toni Blackman. A poetiza será uma das palestrantes do primeiro dia do festival com o tema "Poesia, a Palavra Falada e as Artes Literárias". A abertura do Festival, que acontecerá às 9h, no salão 4 da Igreja da Matriz, no centro do município, também terá palestra sobre "A literatura afro-brasileira e a educação para a diversidade".

Um dos grandes nomes da música brasileira marcará o Dia da Consciência Negra durante o FLIDAM. A compositora, cantora e instrumentista, conhecida como A Primeira Dama do Samba, Dona Ivone Lara, será uma das atrações dos espetáculos do Festival. A artista se apresentará no dia 20, às 19h, no Sesc. Confira a programação completa dos cinco dias do FLIDAM 2014 no site www.ifrj.edu.br/flidam

Você pode gostar