Por marcelle.abreu

Somente na Baixada Fluminense, segundo o Censo Demográfico 2010, 905.800 pessoas são portadores de deficiência. Para atender esta necessidade, Nova Iguaçu ganhará um Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência, o primeiro da Baixada.A unidade deve ficar pronta em aproximadamente dois meses e oferecerá serviços de fisioterapia, urologia, psicologia, fisiatra e um setor de Assistência Social e Esporte. Está prevista a realização de cinco mil atendimentos mensais encaminhos pelo Centro de Acolhimento ao Deficiente de Nova Iguaçu (CAD). “O CAD tem um papel fundamental para o deficiente,então, estamos ampliando essa rede de tratamento”, explicou o secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.

Nova Iguaçu ganhará um Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência%2C o primeiro da BaixadaEverton Barsan/ Divulgação

Anderson Phelipe Rodrigues tem paralisia nas pernas devido à meningite e no início não saía de casa.“Quando alguém recebe este diagnóstico fica perdido. O CAD te orienta. Voltei a sair e percebi que meus amigos gostam da minha companhia, independente da cadeira de rodas”, contou. O CAD funciona de segunda a sexta-feira, em anexo ao Centro de Saúde Vasco Barcelos na Rua Bernardino de Mello, 1895 - Centro.

Outros municípios da Baixada desenvolvem programas para pessoas com deficiências. Em Caxias, a Equoterapia oferece tratamento que utiliza cavalos para melhorar os aspectos físicos e motores. A Equinovida funciona na Rua Márcio Santos, 2846, em Xerém.O município de Itaguaí tem o Centro Especializado em Fisioterapia e Fonoaudiologia (CEFF). O CEFF fica na Rua Alziro Santiago, n° 18 - Vila Margarida. Mais informações: 2688-4854. O Saúde Eficiente, em Mesquita, oferece atendimento multidisciplinar domiciliar, além de atividades para cadeirantes na Vila Olímpica do município.


Atendimento especializado

O Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Cethid), em Queimados, atende pacientes com paralisia facial, com membros amputados, distúrbio nervoso causado pelo diabetes e pacientes com sequelas geradas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A equipe tem um cardiologista, um enfermeiro, oito fisioterapeutas, um educador físico e um técnico de enfermagem, que atendem 1 mil 200 pacientes por mês. O Cethid fica na Rua Onze s/n – Vila Pacaembu. O atendimento é agendado das 8h às 17h. Informações: 2665-6986.


Você pode gostar