Por marcelle.abreu
São João de Meriti vai respirar literatura e arte essa semana. A partir de terça-feira, dia 17, acontecerá o terceiro Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam), que tem o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial do município. O evento será realizado na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz) até o próximo dia 21.
“Este ano, o Flidam terá uma novidade especial: a discussão da cultura árabe. Professores especialistas e membros da comunidade muçulmana vão debater os ‘180 anos da revolta dos Malês’. Este é um tema distante da cultura dos moradores da Baixada Fluminense”, disse Rodney Albuquerque, professor e diretor-geral do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
Publicidade
O evento vai reunir escritores, artistas, ativistas e pensadores do Brasil e do exterior, como Marjorie Brittain Hammock e Tyrone Geter . O público terá à sua disposição uma vasta programação gratuita , com palestras, feira do livro, oficinas, espetáculos culturais e mostra temática de cinema. No dia do encerramento (21) haverá a lavagem da Praça da Matriz depois que o Trem do Flidam, nos mesmos moldes do Trem do Samba, sair da Central do Brasil com os outros participantes do evento.
Primeiro Geeky Kon na Baixada
Publicidade
A Uniabeu, no Centro de Belford Roxo, será palco do primeiro Geeky Kon, evento de cultura pop , hoje, a partir das 11h. Pessoas de todas as idades irão curtir exposições, palestras, torneio de games e filmes. Marco Ribeiro(foto), dublador de vozes como de Tony Stark,o Homem de Ferro, fará uma palestra. Ingressos : R$25.
Molejo no Armazém
Publicidade
Sucesso nos anos 90, o grupo Molejo, dono de hits como Cilada e Dança da Vassoura, marcará presença, hoje, no Armazém do Samba, na Avenida Tancredo Neves 4436, Santa Eugênia, Nova Iguaçu. A apresentação, que faz parte do projeto Samba Futebol Clube, está marcada para às 17h. Os ingressos custam R$20 e a classificação é de 18 anos.