Por helio.almeida

Rio - Cerca de R$ 1,5 milhão serão investidos pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, em Nova Friburgo para implantação do projeto Cidade Inteligente. Os recursos foram conseguidos pelo então deputado estadual, Rogério Cabral, em 2007, hoje prefeito do município.

Além de internet gratuita%2C conexão ajudará no monitoramento de encostas%2C queimadas e enchentes Divulgação

O projeto de implantação de rede de monitoramento urbano contempla a telefonia em rede, internet, comando de semáforos, monitoramento de queimadas, encostas e rios, além de central de monitoramento através de câmeras, sistema de alerta via SMS e biometria digital, e tem o objetivo de integrar todas as secretarias da prefeitura através de fibra óptica, mas também de oferecer internet gratuita para a população.

A primeira fase da Cidade Inteligente deve ser concluída em 90 dias e prevê implantação da rede, criação da central de monitoramento, implantação das câmeras, dos servidores de telefonia e de internet.

Inicialmente, serão instaladas 32 câmeras fixas em 32 km do centro urbano, tendo mais quatro câmeras flutuantes que poderão ser deslocadas conforme a necessidade. Na segunda fase, serão instaladas mais 64 câmeras em 148 km de extensão, abrangendo o município. Isso sem contar com as câmeras de monitoramento em cada unidade escolar, cerca de 130, entre escolas e creches.

O projeto, que vem sendo coordenado pela Uerj, permitirá que Nova Friburgo passe a ter um serviço público municipal integrado, conectado e mais ágil, interligando órgãos diversos.

Um dos setores mais beneficiados será o de segurança. Com a implantação do projeto Cidade Inteligente, a cidade passará a receber monitoramento dos pontos de maior concentração de pessoas e também do trânsito nas principais ruas da cidade.

As camêras também serão utilizadas por equipes do meio ambiente com monitoramento dos rios.

Você pode gostar