Por thiago.antunes

Rio - Teresópolis vai reforçar a segurança para receber a seleção brasileira a partir da próxima segunda-feira, com apoio de policiais militares e de guardas municipais e até do Exército. Por causa do grande número de turistas e de profissionais de imprensa que estarão na cidade no período da Copa do Mundo, serão deslocados mais 58 homens da Polícia Militar para o município da Região Serrana. Esse efetivo se concentrará, principalmente, na área da Granja Comary, local onde fica o centro de treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Escudo da CBF%2C no gramado da Granja Comary%3A vigilância redobradaCarlos Moraes / Agência O Dia

Por conta do grande fluxo de turistas que estarão circulando nas ruas de Teresópolis durante o Mundial, o Centro da cidade também vai receber um efetivo de mais 40 homens da PM, atuando na região diariamente. O policiamento será maior próximo à rede hoteleira e no Centro, que registra índices altos de roubo a transeuntes. Além disso, o município receberá apoio das forças de segurança federais e estaduais e mais uma fração do Batalhão de Choque da PM para atuar durante esse período.

A Secretaria de Segurança Pública informou que praticamente todo o efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas a partir de domingo para reforçar o monitoramento e orientar o trânsito. Ainda hoje a prefeitura deve concluir a instalação das câmeras de vigilância iniciada na última segunda-feira. O sistema está sendo montado na Praça Higino da Silveira (a da Feirinha), no bairro Alto, na Praça Balthasar da Silveira (a da igreja Matriz de Santa Teresa), e na Calçada da Fama, no Centro.

Ao todo, serão distribuídas 50 câmeras pela cidade para fazer monitoramento e mais seis câmeras do tipo ‘speed dome’, com visualização em 360º, nas principais vias. Além disso, um sistema wi-fi está sendo instalado em pontos estratégicos da cidade.

O reforço na segurança em Teresópolis faz parte do plano estratégico das forças de segurança federais, estaduais e municipais, que começa a partir de hoje no Rio de Janeiro. Cerca de 20 mil agentes estarão envolvidos no esquema para monitoramento de estádios, estradas, locais de evento, aeroportos, rodoviária e áreas consideradas priorietárias, como pontos de abastecimento de água, luz e telecomunicações. Pelo plano, a PM ficará responsável pelo policiamento ostensivo, além do auxílio no policiamento aos centros de treinamento das Seleções, hotéis da Fifa e locais de evento.

Novo mapa e atendentes bilíngues

Para receber melhor os visitantes e jornalistas que participarão da cobertura da Seleção, a Secretaria de Turismo de Teresópolis preparou a atualização do mapa turístico do município. O material fica pronto até o final desta semana. Serão 100 mil cópias disponíveis em pontos turísticos, centros de informações turísticas, hotéis e pousadas. Também será instalada uma versão do mapa, com seis metros de altura, na rodoviária.

Uma parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) garantirá que estudantes do curso de Turismo prestem atendimento aos visitantes. “O turista será bem atendido, recebendo as informações necessárias”, frisou o secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, destacando que os universitários participantes são bilíngues, com fluência em português e inglês.

Ao todo, 19 estudantes vão atuar nos centros de informações turísticas, localizados próximo à Praça Olímpica, na Várzea; na sede da secretaria, no Soberbo, e em pontos turísticos, como a Feirinha. Seis alunos já estão trabalhando, em sistema de revezamento.

Você pode gostar