Por vinicius.amparo

Rio - Será lançada no próximo dia 18 de outubro, a partir das 11h, durante o Festival Literário do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, a antologia Contos de São João Marcos. O livro é uma reunião de dez textos assinados por autores que venceram o concurso cultural promovido pelo Parque entre os meses de maio e junho. Em comum a todos eles, a histórica cidade de São João Marcos como cenário das ficções.

Os autores dos três textos mais votados terão uma mesa para autografar os livros durante o festival. São eles: Carlos Henrique Barros, de O Ouro Perdido, Alexandre da Costa Leite, de Arqueologia da Alma, e Carlos Gastão, autor do conto A Verdade Não tem fim. Também terão seus contos impressos na antologia os autores Daniel Fraiha, Tarsila Fonseca, Sonia Cristina Pestana, Jober Rocha, Aloysio Clemente Beiler, Hector Lumen e Maurício Matos Cunha.

O objetivo do concurso foi incentivar a produção literária fluminense. Os contos foram ambientados em diversos períodos históricos, desde a fundação da cidade até os dias de hoje ou em um futuro imaginário, preservando-se apenas as características históricas e geográficas reais. Além disso, foram escritos nos gêneros aventura, comédia, drama, ficção científica, mistério, policial, romance, suspense ou terror.

A comissão julgadora contou com representantes de bibliotecas comunitárias, da imprensa, da secretaria de educação do município de Rio Claro, e da secretaria de cultura do Estado do Rio de Janeiro. “Esses livros não serão vendidos”, explica a produtora cultural Heidi Costa. “Eles serão distribuídos gratuitamente no Festival Literário e os exemplares restantes ficarão no Parque para serem doados entre escolas públicas e visitantes, em futuras gincanas e promoções”.

O evento é uma iniciativa do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Parceria com a Editora Cidade Viva e conta com o patrocínio da Light S/A e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Localização: Estrada RJ 149 (Rio Claro – Mangaratiba), Km 20 Rio Claro – RJ.

Você pode gostar