Por vinicius.amparo

Rio - Com o objetivo de buscar soluções para os trabalhadores desempregados do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), que moram nos municípios do Leste Fluminense, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, se reuniu nesta quinta-feira (30) com sindicalistas, representantes da Petrobras e secretários municipais.

A reclamação é de que as empresas que prestam serviços para a estatal estão utilizando mão de obra do Norte e Nordeste e do estado de São Paulo, em detrimento dos profissionais capacitados da região.

No encontro, realizado na sede do Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Itaboraí, ficou acertado que na próxima sexta-feira (7), Cardozo e presidentes dos sindicatos dos trabalhadores se reunirão com o gerente geral do Comperj, Valter Shimura, e diretores das empresas que prestam serviços à Petrobras.

“Vamos solicitar mais uma vez, aos empresários, que contratem profissionais qualificados da nossa região. Não somos contra a admissão de trabalhadores de outros estados, nós também temos excelente mão de obra nos 15 municípios que formam o Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) e que pode ser aproveitada”, garantiu Helil, que preside o Conleste.

Daniel Rocco, gerente da Petrobras junto ao Comperj, presente ao encontro, falou da necessidade do diálogo, mas lembrou que a companhia não pode intervir nas empresas. “A Petrobras não pode obrigar as empresas a contratarem mão de obra local. No encontro da semana que vem, vamos sensibilizar os empresários a admitirem profissionais capacitados da região. A Petrobras tem parcerias com o estado e municípios na formação de mão de obra qualificada”, disse o representante da estatal.

“Como ordenadora de despesas, a Petrobras tem poder de convencimento sobre as empresas contratadas. O custo da mão de obra é o mesmo, então, não vejo razão para que sejam trazidos profissionais de outras regiões do país”, destacou o secretário de Governo de Cachoeiras de Macacu, Vitor Ivo, que representava o prefeito Cica Machado.

Acompanhando o prefeito de Itaboraí, os secretários municipais de Trabalho e Renda, Aleksander Santos; de Indústria e Comércio, Luiz Fernando, frisaram que a prefeitura vem agilizando a emissão de alvarás e que intensificará a fiscalização nas empresas contratadas para prestar serviço ao Comperj.

O sindicalista Manoel Vaz Lima lembrou que, em fevereiro de 2012, a presidenta Dilma Rousseff assinou instrução normativa garantindo um indicativo de 70% da contratação de mão de obra local.

Você pode gostar