Por thiago.antunes

Rio - Surgido nos Estados Unidos a partir de cânticos entoados pelas comunidades dos escravos libertos, como protesto contra a escravidão, o blues é uma das estrelas da festa em homenagem a Zumbi dos Palmares neste feriadão no interior do estado. A quarta edição do Ipiabas Blues Jazz Festival, que começa hoje e vai até domingo, levará ao pequeno distrito de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, alguns dos grandes nomes nacionais e internacionais do ritmo. E tudo de graça, na praça.

Mas não é só. As cidades reservam muitas atrações para quem quer relaxar nestes dias e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura negra. Em Petrópolis, na Região Serrana, acontece também até domingo a Festa da Cultura Afro-Brasileira, com apresentações de jongo e maculelê, danças típicas de origem africana. Em Rio Claro, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos inaugura sábado a exposição Afromarcossenses, sobre a presença negra na região. Além de apresentações de música e dança, o público poderá saborear uma feijoada, herança culinária africana.

Apresentação de jongo em Rio Claro é uma das atrações do feriadão em homenagem a Zumbi no interiorDivulgação

O festival de Ipiabas é organizado pela prefeitura, com produção da Azul Produções, responsável pelo já consagrado Festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras. “Um dos objetivos é incrementar o turismo e a economia do Vale do Café, especificamente de Ipiabas, por meio da boa música”, disse Stenio Mattos, produtor do festival.

Para o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí, Roberto Monzo Filho, o festival combina com o clima e as características de Ipiabas. “A ideia deste que já se tornou o segundo maior festival de blues e jazz do país é reforçar a vocação turística de Ipiabas e criar ali uma identidade musical”.

Donos de restaurantes, pousadas, lojas e fazendas estão otimistas. “Nossa expectativa é superar o sucesso dos anos anteriores devido ao feriado, às atrações musicais de alto nível e ao clima local agradável deste período do ano”, aposta Ana Carolina Moura Gomes Pereira, do Empório dos Arcos.

Ipiabas Festival

O Ipiabas Blues e Jazz Festival 2014 acontece a partir das 20h, na praça principal do distrito, com entrada gratuita. A programação traz hoje George Israel, saxofonista e violonista do Kid Abelha, que apresenta seu projeto solo de jazz, após a Delta Mood Blues. Amanhã, as atrações são o bluesman Lazy Lester, da Lousiana (EUA), e a cantora de origem russa, alemã e polonesa Taryn Szpilman, com seu quarteto de blues.

No sábado, é a vez do guitarrista, cantor, compositor e arranjador americano Mark Lambert, e da cantora texana Jai Malano, que se apresenta ao lado do brasileiro Igor Prado e sua Blues Band, além de Guto Goffi, baterista fundador do Barão Vermelho. No domingo, quem fecha a programação, a partir das 13h, é o cantor, compositor e instrumentista Marcos Valle, que comemora 70 anos e 50 de carreira.

Festival Literário

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, acontece até sábado o Festival Literário Internacional da Diáspora Africana, com palestras, feira do livro, oficinas, espetáculos culturais, mostra temática de cinema, trem do samba e apresentações culturais. O evento reúne escritores, artistas, ativistas e pensadores do Brasil e do exterior.

Valeu, Zumbi

Em Barra Mansa, no Sul Fluminense, as comemorações com a temática 'Valeu Zumbi' acontecem hoje no Corredor Cultural, a partir das 14h. Haverá aulão de capoeira e maculelê, apresentação de samba de roda com o grupo Abadá Capoeira, além de show com o grupo Reunião Papo de Samba, com músicas de matrizes africanas. O evento é gratuito.

Senzaleado

Angra dos Reis, na Baía da Ilha Grande, promove no sábado a quarta edição do Senzaleado, coordenado pelo mestre Abutre. Com o tema “Cantos, contos e cantigas”, o evento na Casa Larangeiras, das 9h às 18h, reunirá batizado de capoeira, troca de cordas e roda de conversa sobre a posição cultural e histórica do negro na cidade, que conta com um quilombo (Santa Rita do Bracuí).

Você pode gostar