Por thiago.antunes
Rio - A Secretaria de Turismo de Paraty lançou ontem um mapa turístico que busca divulgar melhor seus principais pontos turísticos e incentivar a visitação. Ele inclui serviços, distâncias de outras cidades e telefones úteis. Há informações de como chegar, inclusive sobre o estado de estradas, informando, por exemplo, se são asfaltadas ou de terra.
O material gráfico traz dois mapas, o urbano e o de atrativos naturais. Ele destaca que a cidade, além das praias limpas e do casario colonial — considerado patrimônio da Humanidade — é cercada por grande extensão de Mata Atlântica. O mapa destaca, entre outros pontos, que a área de mata abriga o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, onde fica a Vila da Trindade, e também a Reserva da Joatinga.
A importância do casario colonial é destaque no mapa%2C que informa também sobre praias e áreas de mata Banco de imagens

O primeiro mapa conta o bairro da Jabaquara como limite norte e, ao sul, o de Boa Vista. No segundo, os limites se estendem entre a Vila de Trindade, onde está a praia mais visitada de Paraty, ao sul, e a região de Mambucaba, ao norte. A leste, o mapa traz a Baía de Paraty e, a oeste, a região dos Penha, com suas cachoeiras e o Caminho do Ouro.

Com exceção da zona rural, o mapa traz o nome de todas as ruas e a divisão por bairros, para facilitar a circulação dos visitantes. Uma versão pôster e outra em inglês já estão sendo preparadas e em breve, segundo a prefeitura de Paraty, serão distribuídas aos turistas.

Publicidade
Segundo o prefeito da cidade, Carlos José Gama Miranda (PT), o objetivo da novidade é melhorar o ordenamento e o planejamento de turismo, além de movimentar positivamente a economia da cidade. “O calendário de turismo é uma ferramenta importantíssima para o planejamento do turismo em Paraty, beneficiando toda a economia do município”, disse o prefeito.
Circutos de visitas
Publicidade
Está sendo projetada para este ano mais uma novidade: a folheteria dos Circuitos Turísticos. O projeto, que já está em desenvolvimento, será dividido em Circuito Histórico, de Esporte e Aventura, Base Comunitária, Praias ao Sul, Praias ao Norte e Baía de Paraty entre outros.