Por vinicius.amparo
Rio - Importante centro cultural, esportivo e de lazer da Região Serrana do Rio de Janeiro, o Sesc Teresópolis está localizado num terreno onde foi escrito um capítulo de destaque da história da farmacologia e da cosmética brasileira. No quadrilátero das ruas Delfim Moreira, Alice Quintela Maurici Regadas, Manuel Madruga e Emile Educumon, no bairro Várzea, funcionou a chácara onde o português José Antônio Coxito Granado – fundador de uma das mais longevas marcas brasileiras do gênero, a Granado – cultivava, no início do século XX, plantas medicinais que serviam de insumos para a fabricação dos seus produtos. E o lugar parece que deu muita sorte à empresa: a Granado, a botica mais antiga do país, alcançou atualmente números que impressionam, como a produção de 9 milhões de sabonetes em barra por mês; 1 milhão de unidades do tradicional Polvilho Antisséptico (criado em 1903 e com registro de autorização aprovado por Oswaldo Cruz), entre outros itens.
A exposição foi concebida em 2013 por ocasião do centenário do Palacete. De autoria de Léo Bittencourt e Regina Carmela, com pesquisa do historiador Marcos Lopes, a mostra traz painéis com informações e imagens de época, combinados com réplicas de objetos usados pela família Granado. Uma estante com frascos de medicamentos, espelho, chapeleira, porta-retratos com fotografias da farmácia dos Granado, entre outros utensílios, levam o visitante a uma viagem aos primórdios do empreendimento que se perpetua até hoje, com lojas em vários estados brasileiros. Além de apreciar a exposição, o visitante pode aproveitar para passear pelo palacete, que depois de servir de residência à família Granado, abrigou o Colégio Teresa Cristina, entre 1940 e 1976. Em 1988, o Palacete foi adquirido pelo Sesc, que o restaurou para ser reinaugurado em 1993, juntamente com a sua nova sede.
Publicidade
O Sesc Teresópolis tem cerca de 3.100 metros quadrados de área total. Pelo Sesc Teresópolis, passam em média 24 mil pessoas por mês, que vão ali desfrutar de atividades de cultura, saúde, turismo, educação, esporte e lazer, gerando cerca de 58 mil atendimentos mensais. Além dos hóspedes que se hospedam nos 20 quartos que compõem o hotel da unidade e que recebe turistas de todo o Brasil.  A entrada é franca.
SERVIÇO
Publicidade
Exposição “Família Granado – 100 anos”
Sesc Teresópolis
Publicidade
Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
Exposição permanente
Publicidade
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 18h.
Telefone: (21) 2743-6959 e (21) 2743-6939