Por nicolas.satriano

Rio - A possível redução da vazão da barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, de 140 metros cúbicos por segundo para 110 m³/s, como quer a Agência Nacional de Águas, com aval do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), pode causar sérios problemas de abastecimento aos municípios vizinhos do Sul Fluminense.

O alerta foi dado nesta terça-feira, em Barra Mansa, durante reunião de prefeitos e representantes de 11 cidades da região e do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). O resultado será levado amanhã ao governador Luiz Fernando Pezão, em encontro para discutir soluções para a crise hídrica no estado.

A vice-presidente do Ceivap, Vera Lúcia Teixeira, disse que, com a redução de 30 metros cúbicos na vazão, outros transtornos virão à tona, como o risco constante de desabastecimento em municípios do estado. Segundo Vera, as cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Três Rios, Pinheiral, Vassouras e Paraíba do Sul, todas na região, correm o maior risco.

A reunião também discutiu propostas para problemas imediatos, como a captação de água dessas cidades, que hoje é precária e ineficaz, melhorias no projeto de reflorestamento e também a criação do IPVÁrvore, onde parte da verba que o governo recebe com o imposto será revertida em ajuda para o plantio de árvores. “A principal questão é elaborar um documento para formalizar o pedido de captação de verba para tentar minimizar os problemas desses municípios”, completou.

Você pode gostar