Por eduardo.oliveira

Rio - Os desfiles do Grupo de Acesso, na passarela do samba de Macaé, na Região Norte Fluminense foram marcados por brilho e cores. Acadêmicos do Lagomar, Castelo Imperial, União do Miramar, Unidos do Barreto, Unidos da Vila e Arco Íris Esplendor do Lagomar entraram na avenida e disputam uma vaga no Grupo Especial, que desfila nesta segunda-feira (16), a partir das 22h. Nove quesitos das Escolas de Samba foram avaliados pelos jurados. A apuração irá acontecer nesta terça-feira (17), a partir das 17h.

A primeira escola que desfilou pelo Grupo de Acesso foi Acadêmicos do Lagomar, que apresentou como samba-enredo "Entre lendas, mistério e magia, preservar para não acabar um oceano de alegria". a agremiação abordou as lendas e mistérios que envolvem a natureza, as belezas naturais da costa brasileira e desfilou com dois carros alegóricos e nove alas. O enredo destacou as origens milenares, a parte mística, a necessidade da harmonia entre o ser humano e o ecossistema. 

"Com a Benção de Oxalá, clama África bem alto meu Quilombo é aqui" foi o tema da Castelo Imperial. A escola referenciou os reinos africanos, os escravos advindos desses reinos, a cultura negra. Com dois carros alegóricos e dez alas temáticas, a escola agitou a passarela. 

A terceira escola a desfilar foi a União do Miramar, com o samba-enredo “No palco da Folia, o circo é só Alegria!”, destacando a beleza dos picadeiros. A escola ressaltou que o circo tem o poder de levar a magia, transportando crianças e adultos a um mundo lúdico de beleza, emoções, alegrias, animação e graça. Com doze alas e dois carros alegóricos, a agremiação embalou a festa. 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Barreto contou a história do Carnaval, sua origem e como a festa se tornou tradicional em terras brasileiras. No enredo “Carnival, Carnivalle, Carnaval... Uma explosão de alegrias, sem fronteiras”. A escola, quarta a desfilar, levou para a avenida treze alas e dois carros alegóricos. A agremiação cumpriu seu objetivo de retratar o Carnaval nos salões europeus, as diferentes faces do Carnaval brasileiro e a exuberância do Carnaval no Rio de Janeiro.

A Escola de Samba Unidos da Vila ofereceu à passarela do samba a alegria e o jeito exuberante de Elke Maravilha, símbolo emblemático da TV brasileira, atriz, modelo, apresentadora e, percussora de um estilo inovador e ousado. No enredo “Reluz a festa do Carnaval, a Unidos da Vila canta e encanta e exalta...Elke Maravilha”, a agremiação foi a quinta a desfilar com quinze alas e dois carros alegóricos. 

Abrindo a manhã de segunda-feira (16), "Arco-íris Esplendor do Lagomar" foi a última escola a desfilar. Com o samba de enredo "Minha madrinha, meu amor! União da Ilha do Governador. Vou te contar e te cantar segura marimba que a poeira vai levantar", a escola apresentou dez alas temáticas e dois carros alegóricos. Na ala dos orixás, Nilza Fernandes desfilou como Oxum e Dalvânia Conceição como Iemanjá. 

Nesta segunda-feira (16), o Carnaval de Rua terá Trio Black no Cavaleiros; bandas Pingos e Gotas, no Bar do Coco; Cia. Chirulico e Banda Tropical, na Praça Veríssimo de Melo; e a Banda Zé Carioca, na Barra. Na Serra, no Frade, quem dá o ritmo na segunda-feira de Carnaval é bateria da Viradouro e em Córrego do Ouro, banda Conversa Comigo.

Você pode gostar