Rio - Niterói contou com doze agremiações na primeira noite de desfiles oficiais na rua da Conceição, no domingo, no Centro. A festa deste ano tem um significado especial para os sambistas da cidade, que comemoram os dez anos da revitalização do evento, após doze edições sem a tradicional celebração. A recriação dos desfiles é um projeto é da União das Escolas de Samba e blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn), em parceria com a prefeitura,através da empresa Niterói, lazer e Turismo (Neltur). A festa terá o ponto alto na noite de terça-feira (17), com a passagem das escolas de samba do Grupo Principal.
A chuva forte que caiu durante toda a noite de domingo não afastou o público. Todo os anos, os desfiles tem entrada gratuita.
Além do desfile no Centro, haverá carnaval de rua em outros 19 locais, com interdições pontuais no trânsito. A principal delas será a da Rua da Conceição, que acontece até as 15h da Quarta-feira de Cinzas, entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro. São esperadas cerca de quatro mil pessoas por dia de desfile no Centro.
Pela passarela da Rua da Conceição vão passar 32 agremiações, incluindo a Sabiá, campeã do carnaval do ano passado. Além disso, três blocos de embalo, 11 agremiações do Grupo Especial de Enredo, nove do Grupo de Acesso e nove do Grupo Principal vão desfilar.