Rio - As unidades da rede municipal de Resende, no Sul Fluminense, estão participando da campanha “Gota d’água — redução do consumo”, lançada na semana passada pela Secretaria de Educação. A ação tem a finalidade de promover uma mudança de comportamento quanto à utilização da água no dia a dia de escolas e creches.
"A queda do nível de água nos reservatórios é um alerta sobre a necessidade de intensificar uma campanha de redução do consumo", frisa o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
A meta é que, gradativamente durante o ano, cada unidade reduza em até trinta por cento o consumo de água. Essa redução será acompanhada através das contas geradas pela concessionária Águas das Agulhas Negras.
Na prática as unidades serão incentivadas a reduzir o tempo de banho nas creches, usar mais o balde do que a mangueira, varrer antes de lavar, reutilizar a água para lavagem de calçadas, banheiros e pátio, fechar bem as torneiras, consertar rapidamente os vazamentos, inclusive nos bebedouros. A unidade que mais diminuir o consumo receberá uma premiação.
As escolas também estão sendo orientadas a criar atividades para alunos e profissionais sobre a economia de água, utilizando palestras, concursos internos de desenho, redação e frase, filmes, vídeos, divulgação em rede social, quadros comparativos com gráficos, aulas passeio com visita na unidade de tratamento de água ou na bacia hidrográfica da região.