Por eduardo.oliveira

Rio - O vazamento de óleo da empresa Transpetro, ocorrido durante operação de transferência entre navios no pier do terminal marítimo da empresa em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, na semana passada, chegou à baía de Mangaratiba. Técnicos e fiscais da secretaria de Meio Ambiente da cidade vistoriaram e constataram uma mancha que se estendia de Conceição de Jacareí até a restinga da Marambaia, passando pelas ilhas Guaíba.

Os técnicos realizaram a coleta do material e constataram ser petróleo cru, não refinado. O óleo atingiu a costa de algumas ilhas da baía, onde se encontram a Área de Preservação Ambiental (APA) Guaíba e a futura APA Marinha Boto Cinza. A equipe foi até o terminal da empresa em Angra, onde foi informada sobre o plano de contingência.

Os técnicos fizeram sobrevoo na área atingida e confirmaram o impacto ambiental próximo as Ilhas Guaíba, Guaibinha, Jaguanum e Restinga da Marambaia, inclusive com marcas de óleo no costão rochoso e praias do município. Os fiscais aplicaram uma multa de R$ 25 milhões, mais a recuperação pela empresa do dano ocorrido.

“Estamos monitorando 24 horas por dia essa situação. Hoje (23) a situação está sob controle, mas o estrago já foi feito. Vamos cobrar duro da empresa que recupere todo o dano ambiental que foi causado”, disse o superintendente de Meio Ambiente de Mangaratiba, Moacir Machado.


Óleo chegou à MangaratibaDivulgação


Você pode gostar