Por vinicius.amparo

Rio - Treze grandes obras em estradas estaduais foram inauguradas nos dois últimos anos e outras novas serão entregues nos próximos meses pelo governo do estado, para melhorar o acesso aos municípios do interior do estado. Até maio, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) deverá concluir a parte da pavimentação da RJ-222 (10,7 km do trecho de 27,6 km que passa por intervenções entre Cambuci e Taquaral).

Para o segundo semestre, os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Paraty, Cunha, Santo Antônio de Pádua, São José do Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Mangaratiba, Rio Claro, Miguel Pereira e Barra do Piraí vão receber melhorias em suas estradas. A maioria delas envolve pavimentação, drenagem e construção de acostamento e alargamento de pontes dessas regiões.

No fim do mês passado, foi inaugurada a pavimentação de 10,5 quilômetros, no trecho entre os municípios de Duas Barras e Carmo, na RJ-144. Em janeiro deste ano, foi entregue a pavimentação da RJ-151, entre Visconde de Mauá e Campo Alegre. Com investimentos de R$ 7,2 milhões, a obra incluiu pavimentação, drenagem, terraplenagem, desmonte de rocha e alargamento de pista da RJ-151, em uma extensão de 8,4 quilômetros. Além de servir como alternativa ao tráfego de quem vem da Zona da Mata de Minas Gerais para o Rio, beneficiando cerca de 45 mil pessoas, a iniciativa visa também impulsionar o crescimento turístico de Visconde de Mauá, importante polo do Médio Paraíba.

Estímulo ao turismo

Há um ano, outra obra na mesma rodovia, no trecho de 5,3 quilômetros entre Visconde de Mauá e a Vila de Maringá, foi concebida com o mesmo objetivo: estimular a circulação de turistas pela região, incrementando, com isso, o crescimento econômico. Foram realizados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação com asfalto borracha, implantação de bueiros e sinalização horizontal e vertical com investimentos de R$ 9 milhões.

"Essas obras são muito importantes, porque aumentam o desenvolvimento e melhoram a mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. O DER vai continuar investindo em outras áreas ao longo de 2015 e espera entregar obras aguardadas pela população fluminense há muitos anos, como a RJ-165 (Paraty – Cunha) e a RJ-101 (Presidente Kennedy)", disse o presidente do DER, Ângelo Monteiro.

Você pode gostar