Por vinicius.amparo

Rio - Foi publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (24), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), o acórdão do julgamento que cassa o mandato do prefeito de Volta Redonda, no sul Fluminense, Antônio Francisco Neto (PMDB) e de seu vice Carlos Roberto Paiva.

Neto foi cassado por propaganda antecipadaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Após notificado oficialmente pelo TSE, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) notificará o então prefeito Neto e o presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Paulo Conrado (PSD) sobre o processo. Órgão também será responsável pela escolha do novo prefeito da cidade. O presidente da Câmara assumirá imediatamente a administração pública até que o segundo colocado nas últimas eleições, Jorge de Oliveira, o Zoinho (PR), seja diplomado e empossado.

De acordo com Neto, a publicação já era esperada e terá ainda três dias para entrar com o recurso. Ele disse ainda que a sua agenda será mantida até o final das inaugurações. "Até o dia 11 do próximo mês, ainda teremos 18 obras para inaugurar, seguiremos firmes e em dia com as obrigações. Se acontecer de eu ter que sair antes, sairei da mesma maneira que entrei, de cabeça erguida e com a certeza de dever cumprido", disse o prefeito.

Caso

O prefeito Neto teve o seu registro cassado por propaganda eleitoral e que foi considerada irregular em placas que alertavam para a doação de leite materno e córneas. Foi entendido que o político foi privilegiado por tal situação porque aconteceu durante a campanha de primeiro turno das eleições 2012.

Através de nota de sua assessoria de imprensa, o ex-deputado federal Zoinho (PR), segundo colocado no pleito de 2012, informou que irá se pronunciar apenas quando for notificado oficialmente pela Justiça Eleitoral.

Enquanto ainda era deputado federal, Zoinho declarou, em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, que "100% honesto só Jesus Cristo". O político foi alvo de uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE), no qual era acusado de propaganda eleitoral antecipada em Volta Redonda.

Reportagem de Vinícius Amparo

Você pode gostar